IHS Brasil vai expandir infraestrutura móvel no Aeroporto Afonso Pena

há 1 mês 21
ANUNCIE AQUI
IHS Brasil vai expandir parque de antenas no Aeroporto Afonso PenaAeroporto Afonso Pena (crédito: IHS Brasil)

A IHS Brasil anunciou nesta terça-feira, 18, a expansão do Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. O valor do investimento não foi revelado.

A operadora de infraestrutura planeja instalar um sistema interno com 45 pontos de irradiação para a tecnologia 4G – operando nas frequências de 1.800 MHz, 2.100 MHz e 2.600 MHz em múltiplas entrada e múltiplas saídas (MIMO) 2×2 – e 45 pontos de 5G (3,5 GHz).

As antenas serão distribuídas por três setores, cobrindo todas as áreas internas do aeroporto. Além disso, haverá reforço em três setores descobertos, com o objetivo de estender a cobertura móvel para pistas, estacionamentos e acessos ao terminal.

Em nota, a IHS Brasil informou que a solução utiliza a mesma tecnologia aplicada no projeto do metrô da linha 5-Lilás em São Paulo, composto pelo sistema de antenas (DAS) e rede de fibra até as antenas (FTTA).

Na prática, a infraestrutura deve ajudar "as maiores operadoras do Brasil a fornecer conectividade mais rápida e estável aos trabalhadores e passageiros do terminal", destacou a IHS, em comunicado.

Infraestrutura em aeroportos

"Este projeto reforça nosso compromisso em fornecer infraestrutura de comunicação de ponta e destaca a importância de parcerias estratégicas para aprimorar a experiência de conectividade no Brasil", afirma, em nota, Alexandre Katz, diretor de operações da IHS Brasil – referindo-se à parceria com a Motiva Aeroportos (antiga CCR), concessionária responsável pelo Afonso Pena.

O projeto no aeroporto próximo a Curitiba é o maior posto em prática pela IHS ao lado da Motiva, em um total de 16 aeroportos incluídos na parceria.

Iniciativas semelhantes já foram concluídas nos aeroportos de Navegantes (SC), Palmas (TO), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO). A tecnologia DAS deve ser implantadas em outros aeroportos administrados pela Motiva em 2026.

Ler artigo completo