Ibovespa Ao Vivo: Bolsa oscila com alta de bancos e queda de PETR4 e VALE3

há 3 meses 24
ANUNCIE AQUI

update 11h56

Mais uma máxima: Ibov sobe 0,21%, aos 142.908,24 pontos

update 11h55

Grandes bancos passam a subir juntos; BBAS3 ganha 1,18%, BBDC4 avança 1,09%, ITUB4 sobe 0,45% e SANB11 avança 0,21%

update 11h55

Nova máxima: Ibov sobe 0,14%, aos 142.802,98 pontos

update 11h53

Ibov vira para alta de 0,07%, aos 142.708,49 pontos

update 11h53

IBC-Br de agosto não foi muito favorável, na visão de economista

O desempenho do IBC-Br em agosto não foi muito favorável, diz Luis Otávio Leal, economista-chefe da G5 Partners. “A despeito do crescimento na margem, o resultado positivo ocorreu após uma sequência de quedas, que sucederam o pico da série histórica em abril. Além disso, as aberturas setoriais apontam para um cenário de desaceleração da atividade: a ‘agropecuária’ caiu pelo sexto mês consecutivo; a ‘indústria’ cresceu, mas após quatro meses de quedas; e os ‘serviços’ estão praticamente estagnados desde maio. O carrego estatístico para o 3° trimestre, estimado em -0,8%, corrobora essa interpretação. De todo modo, ainda acreditamos em um processo de perda de tração gradual da atividade econômica brasileira”.

update 11h49

Ifix, índice de fundos imobiliários, cai 0,03%, aos 3.584,99 pontos

update 11h48

BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz diretor

Diretor do BC afirma que Selic em 15% deve ser mantida por período prolongado para garantir convergência da inflação à meta.

update 11h36

Ibovespa reduz queda para 0,07%, aos 142.509,78 pontos

update 11h33

Incerteza fiscal e política pesa no Ibovespa, que opera na contramão da alta de NY

Quanto ao cenário fiscal, ontem o TCU suspendeu a decisão que definia o centro da meta fiscal como base para o contingenciamento.

update 11h28

Diretora-gerente do FMI diz que cessar-fogo em Gaza deve ser mantido e que paz beneficiaria região

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, pediu nesta quinta-feira que todas as partes continuem avançando na direção de uma paz duradoura e sustentável após o cessar-fogo em Gaza, dizendo que isso beneficiará toda a região. Georgieva, falando durante as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em Washington, disse que ficou aliviada quando o recente cessar-fogo foi alcançado para o bem de todas as pessoas afetadas pela guerra de dois anos no enclave palestino. Ela disse que a redução das tensões seria uma boa notícia para as economias do Egito e da Jordânia, onde o FMI tem programas, e do Líbano e da Síria, que pediram ajuda e apoio do credor global. “É importante, porque todos os envolvidos incentivam essa direção de manter uma paz duradoura e, sim, isso beneficiará a região”, disse ela. “Haverá um dividendo de paz para todos.” Georgieva disse que o FMI está trabalhando com o Líbano, que solicitou um programa de empréstimo. “Espero que consigamos chegar a um programa”, disse ela, sem fornecer mais detalhes.

update 11h27

Ações de Vale (VALE3) renovam mínima, com -0,99%, a R$ 60,26

update 11h20

G7 concorda em manter frente unida sobre controles de exportação da China e diversificar fornecedores

Os ministros das Finanças do Grupo dos Sete concordaram em manter uma frente unida e coordenar sua resposta de curto prazo aos controles de exportação da China sobre terras raras e diversificar os fornecedores, disse o comissário econômico europeu, Valdis Dombrovskis, nesta quinta-feira. Em entrevista à Reuters à margem das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, Dombrovskis disse que a China agora domina as cadeias de suprimento globais de terras raras, com 80% a 90% delas provenientes da China. “Ficou claro que os parceiros do G7 compartilham a preocupação com esses novos e abrangentes controles de exportação chineses, que expandem o escopo dos minerais cobertos, mas também em termos de cobertura da cadeia de valor e de disposições extraterritoriais bastante abrangentes”, disse Dombrovskis.

update 11h17

IBC-Br de agosto: houve recuperação, mas ritmo moderado não deve mudar até o fim do ano, diz economista

Gustavo Rostelato, economista da Armor Capital, diz que “o resultado de agosto indica uma recuperação após a surpresa negativa de julho. Ainda assim, o ritmo segue mais moderado e tende a permanecer assim até o fim do ano, em linha com os efeitos de uma política monetária ainda restritiva”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

update 11h17

Ações de grandes bancos operam mistas; BBAS3 sobe 0,25%, BBDC4 ganha 0,35%, SANB11 cai 0,29% e ITUB4 perde 0,19%

update 11h15

Ibov reduz queda para 0,29%, aos 142.186,15 pontos

update 11h11

Para proteger a extremamente importante independência da política monetária, os integrantes do Federal Reserve devem adotar uma abordagem do tipo “tudo ou nada” ao falar sobre as políticas do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira Stephen Miran, diretor do Fed, numa crítica à preocupação de seus colegas sobre o impacto das tarifas comerciais na economia. “Quando as autoridades do banco central se levantam repetidamente e falam: ‘Acho que as tarifas estão causando X pontos-base de inflação’… isso é bom como uma declaração econômica, mas a menos que você faça isso para cada política econômica, você escolheu as políticas econômicas de uma parte do público votante… então essa parte do público votante começará a vê-lo como um ator político”, disse Miran em uma conferência do Institute of International Finance. “Acho que é preciso ter uma abordagem abrangente em que se fale sobre todos eles ou sobre nenhum deles — não acho que destacar apenas um deles seja uma resposta aceitável.” (Reuters)

update 11h06

IA pode aumentar produção mas alimenta divergência entre países ricos e pobres, diz chefe do FMI

O aumento do investimento em inteligência artificial, concentrado principalmente nos Estados Unidos, pode contribuir com 0,1% a 0,8% para o crescimento global, mas também pode causar mais divergências entre os países ricos e pobres, disse a chefe do Fundo Monetário Internacional nesta quinta-feira. “Se conseguirmos extrair esse tipo de impulso de crescimento, isso seria muito significativo para o mundo”, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, durante as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em Washington. “O risco é que possamos acabar em um mundo onde a produtividade está aumentando, mas também é uma fonte de divergência dentro dos países e entre os países”, disse ela.

update 11h01

Ações de Petrobras recuam juntas; PETR3 perde 0,85% e PETR4 recua 0,64%

update 10h59

CME/FedWatch: projeção de queda dos juros nos EUA para 29/10 está em 95%

29/1010/12
4,25%-4,00%4,3%0,2%
4,00%-3,75%95,7%8,8%
3,75%-3,50%91%
3,50%-3,25%

update 10h54

Trump tira recursos antiterrorismo de redutos democratas e os envia para Estados republicanos

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja transferir o financiamento para a prevenção do terrorismo dos Estados liderados por democratas para os liderados por republicanos, segundo registros do governo, ao revisar um programa de US$1 bilhão criado após os ataques de 11 de setembro de 2001. Doze Estados liderados por democratas entraram com processos na Justiça para bloquear esses cortes, alegando que o governo Trump está tentando puni-los por não cooperarem com os agentes federais de imigração. O governo Trump divulgou no final do verão (no Hemisfério Norte) estimativas de quanto dinheiro cada Estado deve esperar receber do programa. Mas depois alterou os totais, de acordo com avisos que os Estados receberam no final de setembro da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema). Wisconsin, Carolina do Norte e Ohio, Estados onde Trump venceu na eleição presidencial de 2024, tiveram o maior aumento percentual entre os Estados, de acordo com registros federais analisados pela Reuters.

update 10h48

Estou esperando Lula me chamar para falar de alternativas à MP do IOF, diz Haddad

Ele negou que tenha encontrado com o presidente ontem no Palácio da Alvorada, e alegou que foi até lá para discutir outro tema.

update 10h46

Ações de Bradesco passam a subir; BBDC3 avança 0,14% e BBDC4 ganha 0,35%

update 10h42

O diretor do Federal Reserve Christopher Waller disse nesta quinta-feira que está de acordo com outro corte na taxa de juros na reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos neste mês, devido às leituras mistas sobre a situação do mercado de trabalho. “Com base em todos os dados que temos sobre o mercado de trabalho, acredito que o (comitê de política monetária do Fed) deve reduzir a taxa de juros em mais 25 pontos-base em nossa reunião que termina em 29 de outubro”, disse Waller no texto de um discurso a ser proferido em uma reunião do Conselho de Relações Exteriores em Nova York. O que virá depois dessa reunião, disse Waller, depende dos dados futuros. Ele disse que, ao avaliar a necessidade de mais cortes nos juros, “vou observar como os dados sólidos do PIB conciliam com o abrandamento do mercado de trabalho”. Waller reiterou sua opinião de que as tarifas comerciais estão tendo um impacto modesto sobre a inflação e que as pressões sobre os preços continuam a caminho de atingir a meta de 2% do Fed. Essa perspectiva permite que o banco central concentre as deliberações no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

update 10h40

IBC-Br de agosto: atividade doméstica vem desacelerando ao longo do segundo semestre, com a piora das condições de crédito, diz XP

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é a prévia mensal do PIB brasileiro, subiu 0,4% em agosto em relação a julho, abaixo das expectativas da XP, que era de alta de 1,1%, e do mercado em geral, que era de 0,7%. Foi o primeiro aumento mensal desde abril. Dessa forma, o efeito de carrego estatístico para o 3T25 aponta para uma queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior. O IBC-Br avançou 0,1% em relação a agosto de 2024, resultando em um ganho de 3,2% no acumulado de 12 meses. Houve também pequenas revisões para cima nos dados dos meses anteriores. Setores mais sensíveis ao ciclo econômico continuam a se enfraquecer. O IBC-Br, excluindo Agropecuária, avançou 0,4% em relação ao mês anterior. Isso não foi suficiente para evitar uma queda de 0,4% em relação ao trimestre anterior em termos trimestrais. A XP estima ligeiro aumento para o PIB do terceiro trimestre. A estimativa preliminar para o IBC-Br de setembro é de -0,1% em relação ao mês anterior (2,1% em relação ao ano anterior). Se isso se confirmar, o indicador mostrará uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior no terceiro trimestre (1,1% em relação ao ano anterior). Por fim, a projeção para o crescimento do PIB em 2025 permanece em 2,1%. A atividade doméstica vem desacelerando ao longo do segundo semestre, em linha com a piora das condições de crédito (aumento das taxas de juros, inadimplência e endividamento das famílias). No entanto, o sólido crescimento da renda representa um importante fator de proteção de curto prazo. O mercado de trabalho permanece robusto, apesar dos primeiros sinais de estabilização no terceiro trimestre, e os gastos fiscais vêm ganhando força.

update 10h34

Nova mínima: Ibovespa cai 0,81%, aos 141.445,76 pontos

update 10h33

VIX: índice de volatilidade nos EUA perde 1,50%, aos 20,33 pontos

update 10h30

Principais índices em Nova York abrem dia com ganhos

Investidores em Wall Street seguem tentando deixar de lado as preocupações comerciais da relação EUA e China e focar nos ganhos trimestrais deste início de temporada de balanços do 3T25, que vêm mostrando força e superando expectativas. Além disso, as projeções para os resultados das gigantes de tecnologia acenam com ganhos consistentes. O estrategista técnico-chefe da LPL, Adam Turnquist, está preocupado com o fato de o mercado de ações estar dependendo demais das negociações de IA para se sustentar, segundo nota republicada pela CNBC. “Embora o modelo de tendência mostre que ainda há mais ações do S&P 500 negociando em tendências de alta em comparação com tendências de baixa, a redução da diferença destaca rachaduras emergentes na base do mercado. Essas rachaduras podem ser reparadas com a ampliação da participação, mas também ressaltam o elevado risco de concentração associado a um punhado de nomes dominantes que impulsionam o rali”.

  • Dow Jones: +0,23%
  • S&P 500: +0,33%
  • Nasdaq: +0,42%

update 10h28

Queda generalizada: Ibovespa tem apenas 5 ativos em alta; maiores ganhos são de PCAR3 (+1,57%) e WEGE3 (+1,04%)

update 10h24

Nova mínima: Ibovespa cai 0,78%, aos 141.497,39 pontos

update 10h22

Mínima renovada: Ibovespa cai 0,77%, aos 141.506,47 pontos

update 10h21

BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz Nilton David

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou nesta quinta-feira que os dirigentes da instituição compreendem que a política monetária atual está mais restritiva do que em ciclos anteriores, e desejam que ela permaneça assim. Durante evento do UBS BB em Washington, David pontuou que a política monetária restritiva permitirá que o BC avalie os dados e os efeitos defasados do aperto na economia. Em sua decisão mais recente, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a Selic em 15% ao ano e indicou a intenção de manter a taxa básica neste nível por “período bastante prolongado”, para conduzir a inflação para a meta contínua de 3%. De acordo com David, o nível atual da taxas de juros é o que “nos colocará no caminho certo”. Para ele, os dados recentes têm vindo em linha com o que é esperado pelo BC, mas a instituição precisa de mais números e de mais tempo para ver para onde a economia está indo.

update 10h20

Nova mínima: Ibovespa cai 0,74%, aos 141.548,77 pontos

update 10h19

Frigoríficos nesta manhã: BEEF3 desce 1,04% e MBRF3 cai 0,98%

update 10h19

Ibovespa recua e perde os 142 mil pontos

O Ibovespa opera com baixa nos primeiros negócios desta quinta-feira (16), aos 141,6 mil pontos, na contramão do exterior positivo, com as atenções se voltam para dados de atividade, cenário fiscal e o Banco Central. O dólar cai a R$ 5,44. A França também segue no radar depois que o primeiro-ministro do país, Sebastien Lecornu, sobreviveu ao primeiro dois votos de confiança nesta quinta-feira.No cenário nacional, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,4% em agosto na comparação com o mês anterior, segundos dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta quinta-feira. A expectativa em pesquisa da Reuters para o resultado de agosto era de avanço de 0,6%. Há ainda a expectativa em torno de reunião em Washington entre o chanceler Mauro Vieira e secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em que devem ser discutidas as tarifas dos EUA sobre os produtos brasileiros. Além disso, na avaliação do BBI, a suspensão do TCU da regra que definia o centro da meta fiscal como base para o contingenciamento deve impor mais prêmios nos juros futuros, limitando os movimentos nos demais ativos financeiros. Nos EUA, o FED disse que o crescimento dos EUA em 2026 depende de resolução de tensão com a China. Em Wall Street, o Dow Jones Futuro sobe 0,22%, o S&P Futuro avançava 0,38% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,57%. (Felipe Alves)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

update 10h16

Nova mínima: Ibovespa agora cai 0,73%, aos 141.565,62 pontos

update 10h14

Varejistas mistos nesta manhã: AMER3, +0,38%; AZZA3, -0,52%; BHIA3, -0,91%; CEAB3, -0,61%; LREN3, +0,49%; MGLU3, -1,12%; PETZ3, -0,53%; VIVA3, -0,90%

update 10h13

Aéreas nesta manhã: AZUL4 tem R$ 1,27, estável; e GOLL54 sobe 3,53%, a R$ 5,87

update 10h12

Supermercadistas abrem de forma mista: ASAI3, estável; GMAT3, -0,80%; PCAR3, +0,78%

update 10h10

Banco Central informa primeira parcial PTAX com compra a R$ 5,4456 e venda a R$ 5,4462

update 10h09

Petrobras abrem a quinta-feira com quedas curtas de 0,16% (PETR3) e 0,033 (PETR4)

update 10h07

Siderúrgicas começam com baixas: CSNA3, -1,17%; GGBR4, -1,17%; GOAU4, -1,63%; USIM5, -0,42%

update 10h06

Petro juniores abrem de forma mista: PRIO3, -0,26%; RECV3, +0,08%; BRAV3, -0,39%

update 10h05

B3 (B3SA3) começa pregão com queda de 0,87%, a R$ 12,53

update 10h04

Vale (VALE3) abre dia com baixa de 0,18%, a R$ 60,75

update 10h01

Índice de Small Caps (SMLL) abre, preliminarmente, com baixa de 0,05%, aos 2.151,52 pontos

update 9h58

Diretora do FMI pede que países mantenham o comércio como motor do crescimento

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, pediu nesta quinta-feira que os países membros mantenham o comércio como um motor de crescimento para a economia mundial, apesar das novas e pesadas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Georgieva disse em uma coletiva de imprensa durante as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em Washington que os países com grandes superávits externos, como a China, precisam depender mais do consumo interno do que das exportações, enquanto os países com grandes déficits fiscais, como os Estados Unidos, precisam reduzi-los.

update 9h55

Alcolumbre atende governo e cancela sessão que analisaria vetos de Lula a lei de licenciamento ambiental

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sessão conjunta de Câmara dos Deputados e Senado marcada para esta quinta-feira que analisaria os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma lei sobre licenciamento ambiental aprovada pelo Parlamento. Em nota, a assessoria de imprensa da presidência do Senado, também ocupada por Alcolumbre, disse que o cancelamento da sessão atendeu a um pedido da liderança do governo Lula no Congresso. “O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, informa que a sessão conjunta do Congresso Nacional, convocada para esta quinta-feira, está cancelada. A decisão atende a uma solicitação da liderança do governo no Congresso”, afirma a nota. No início de agosto, Lula sancionou projeto de lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental, mas impôs vetos a 63 dispositivos do texto aprovado pelo Legislativo. O governo também enviou ao Congresso uma proposta que ajusta os pontos do texto que foram vetados. (Reuters)

update 9h51

Grupo Multi tem decisão desfavorável no Carf em processos de R$1,1 bi

O Grupo Multi comunicou nesta quinta-feira que obteve decisão desfavorável à companhia em julgamento no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) sobre três processos administrativos fiscais, que envolvem contingências da ordem de R$1,1 bilhão. “A companhia continuará a tomar todas as medidas necessárias à defesa de seus direitos, o que fará mediante avaliação do inteiro teor da decisão em conjunto com seus advogados, tão logo divulgada”, afirmou em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “Não há, neste momento, alteração no prognóstico de perda para estas contingências, no valor atualizado de R$1.116.087.170,31, que seguem classificadas como de perda ‘possível'”, acrescentou. De acordo com o Grupo Multi, o julgamento foi encerrado com empate, no qual foram proferidos três votos favoráveis e três votos desfavoráveis, com o desempate dado pelo presidente da Turma com voto de qualidade desfavorável à companhia.

update 9h43

ADRs da Vale avançam 0,18%, a US$ 11,19, no pré-mercado

update 9h42

EUA: Índice de Atividade Industrial do Fed da Filadélfia em outubro fica em menos 12,8, de mais 23,2 de setembro

update 9h38

Índice EWZ sobe 0,58% na pré-abertura dos EUA

update 9h31

UE propõe projetos de defesa para combater drones e proteger fronteira oriental

A Comissão Europeia propôs na quinta-feira quatro projetos de defesa emblemáticos — incluindo um sistema contra drones e um plano para fortificar a fronteira oriental — como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030. As propostas, em um “roteiro” de política de defesa, refletem os temores alimentados pela guerra na Ucrânia de que a Rússia possa atacar um membro da UE nos próximos anos e os apelos do presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Europa faça mais por sua própria segurança. “O perigo não desaparecerá mesmo quando a guerra na Ucrânia terminar. Está claro que precisamos endurecer nossas defesas contra a Rússia”, declarou a chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, em uma entrevista coletiva. A Comissão disse que dois “carros-chefe” são particularmente urgentes — a Iniciativa Europeia de Defesa contra Drones, anteriormente conhecida como “muro de drones”, e a Vigilância do Flanco Oriental, que tem como objetivo “fortalecer as fronteiras orientais da UE” por terra, ar e mar.

update 9h27

Ecorodovias (ECOR3): reequilíbrio da concessão da Ecopistas em SP é positivo, segundo a XP

A Ecorodovias (ECOR3) anunciou que a ARTESP, agência reguladora paulista, aprovou o reequilíbrio da concessão da Ecopistas (‘Ecovias Leste Paulista’). O reajuste reflete investimentos já realizados e não previstos originalmente no contrato de concessão inicial, especificamente relacionados à extensão da Rodovia Carvalho Pinto. Como compensação, o prazo da concessão será estendido em aproximadamente 40 meses. Para a XP, é positivo o reequilíbrio do contrato como um desenvolvimento que agrega valor, especialmente considerando a notável contribuição da Ecopistas para o resultado da empresa. Além disso, o anúncio de hoje não foi amplamente antecipado pelo mercado, especialmente pelo fato de os investimentos relacionados já terem sido realizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

update 9h22

Vivara (VIVA3): XP projeta fortes resultados no 3T25

A XP projeta que a Vivara (VIVA3) reporte fortes resultados no 3T25, com um sólido crescimento da receita e uma forte expansão em mg bruto como destaque principal. As vendas líquidas devem crescer 15,2%, desacelerando 1,8 pp em relação ao trimestre anterior, em meio às comparações difíceis da Vivara e ligeiramente acima do crescimento das vendas brutas, já que os benefícios fiscais do novo CD compensam a menor produção em sua fábrica de Manaus. A XP também estima o lucro líquido em R$ 113 milhões, enquanto espera uma dinâmica de WK mais pressionada devido a estoques mais altos antes da preparação para a Black Friday e ajustes estratégicos no financiamento de fornecedores. O balanço do 3T25 sai dia 5 de novembro.

update 9h13

DXY: índice dólar recua 0,18%, aos 98,62 pontos

update 9h12

Ibovespa futuro reuca 0,18%, aos 145.465 pontos

update 9h12

Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou há 136 dias reajuste dos preços da gasolina. Sobre o diesel, a estatal reajustou os preços há 164 dias. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis publica o estudo diariamente, de segunda a sexta.

  • Diesel A S10 (média nacional): -3%, ou -R$ 0,09 (ontem: -4% ou -R$ 0,14)
  • Gasolina A (média nacional): +9%, ou +R$ 0,26 (ontem: +9% ou +R$ 0,24)

update 9h10

DIs: juros futuros abrem dia com baixas por toda a curva

Taxa (%)Variação (pp)
DI1F2614,894-0,001
DI1F2714,015-0,020
DI1F2813,340-0,035
DI1F2913,280-0,025
DI1F3113,505-0,025
DI1F3213,610-0,020
DI1F3313,645-0,015
DI1F3513,650-0,025

update 9h09

O índice Nikkei, referência do mercado de ações japonês, subiu à medida que as perspectivas pareciam melhorar para que Takaichi se tornasse a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão.

update 9h08

Mini-índice com vencimento em dezembro (WINZ25) já vira para baixa de 0,12%, aos 145.540 pontos

update 9h03

Minidólar com vencimento em novembro (WDOX25) começa o dia com baixa de 0,15%, cotado a 5.467,50

update 9h03

Dólar comercial abre em baixa de 0,31%, cotado a R$ 5,446 na compra e a R$ 5,447 na venda

update 9h01

Ibovespa futuro sobe 0,09%, aos 145.790 pontos

update 9h01

Dólar futuro abre em baixa de 0,10%, cotado aos 5.467,50 pontos

update 9h00

IBC-BR sobe +0,40% em agosto sobre o mês anterior; pesquisa Reuters previa +0,60%

update 9h00

Ibovespa futuro abre em queda de 0,03%, cotado aos 145.655 pontos

update 8h52

China adia compras de soja devido a altos prêmios do Brasil, dizem traders

A China ainda não garantiu grande parte de seu suprimento de soja para dezembro e janeiro, já que os prêmios altos das cargas brasileiras desencorajaram os compradores, o que poderia levar Pequim a recorrer às reservas estatais para atender às necessidades de curto prazo, disseram três traders. A China ainda precisa comprar entre 8 e 9 milhões de toneladas de soja para embarque em dezembro-janeiro, depois de ter coberto as cargas até novembro com pesadas compras de grãos argentinos nas últimas semanas, disseram as fontes. A escalada das tensões comerciais entre Washington e Pequim continua a impedir o fornecimento dos EUA. “A China não está comprando grão dos EUA por causa da guerra comercial e a soja brasileira está muito cara”, disse um trader de oleaginosas de uma trading internacional que fornece produtos agrícolas para a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

update 8h50

Diretor do Fed diz que crescimento no ano que vem pode depender de como tensões entre EUA e China serão resolvidas

O diretor do Federal Reserve Stephen Miran disse que o crescimento econômico dos Estados Unidos para o próximo ano pode depender da concretização ou neutralização dos riscos crescentes em torno do comércio entre os EUA e a China. “Teremos de ver como as próximas semanas se desenrolarão”, disse Miran no programa Mornings with Maria, da Fox Business, sobre as novas restrições impostas pela China às exportações de minerais essenciais de terras raras e a ameaça de retaliação do presidente norte-americano, Donald Trump. “Tudo isso pode desaparecer nos próximos dias. Se isso passar, teremos um bom cenário para o crescimento”, disse Miran.

update 8h47

Small Caps (SMLL) superam Ibovespa em 2025 e mantêm viés de alta no médio prazo

Mesmo com correção de 4,14% em outubro, o SMLL ainda apresenta estrutura positiva e consolidação após meses de alta.

update 8h46

Nestlé vai cortar 16.000 empregos, diz CEO

Nestlé aumentou sua meta de redução de custos para 3 bilhões de francos suíços em comparação com 2,5 bilhões de francos até o final de 2027.

update 8h44

Equinor inicia produção no campo Bacalhau, na Bacia de Santos

A norueguesa Equinor disse nesta quinta-feira que iniciou a produção do campo de petróleo Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos, um ano depois do planejado originalmente quando a decisão de investimento foi tomada em 2021. Com reservas recuperáveis superiores a um bilhão de barris de óleo equivalente (boe), Bacalhau é o maior campo offshore internacional desenvolvido pela Equinor até o momento, disse a empresa. “Com esse desenvolvimento, estamos fortalecendo a longevidade de nossa produção de petróleo e gás e garantindo a criação de valor para as próximas décadas”, disse o CEO da Equinor, Anders Opedal, em um comunicado. A produção será aumentada gradualmente, com atualizações de produção previstas para 2026, informou a empresa. Descoberto em 2012 a cerca de 185 km da costa do Estado de São Paulo, o campo está equipado com um navio-plataforma (FPSO) que pode bombear até 220.000 barris de petróleo por dia. (Reuters)

update 8h41

Neoenergia e Nexus Ligas firmam acordo de autoprodução de energia eólica por 10 anos

A Neoenergia disse na quinta-feira que firmou um acordo com a Nexus Ligas para autoprodução de energia eólica por dez anos, conforme comunicado da companhia. A subsidiária da espanhola Iberdrola disse que, com o acordo, a Nexus Ligas passará a ser sócia na unidade geradora eólica Canoas 3, do complexo eólico Neoenergia Chafariz, localizado na Paraíba. O Neoenergia Chafariz integra o complexo renovável Neoenergia que tem capacidade instalada de 471,25MW, suficiente para produzir energia para abastecer 1,3 milhão de residências por ano, disse a companhia. A operação teve aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em junho deste ano.

update 8h38

Trump quer ‘resolver a questão da Rússia’ após cessar-fogo em Gaza

Segundo Trump, o objetivo é “resolver a questão da Rússia” e pressionar Moscou a negociar, o que pode incluir o fornecimento de mísseis Tomahawk a Kiev.

update 8h30

China culpa EUA pelo pânico global em relação aos controles de terras raras

A China acusou os Estados Unidos nesta quinta-feira de alimentar o pânico em relação aos controles chineses sobre terras raras e disse que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, fez comentários “grosseiramente distorcidos” sobre um importante negociador comercial chinês, rejeitando um apelo da Casa Branca para reverter as restrições. O jornal oficial do Partido Comunista chinês também publicou uma refutação de sete pontos depois que os principais negociadores dos EUA sugeriram que Pequim poderia evitar a ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor tarifas de 100% sobre os produtos chineses, descartando as medidas que entrarão em vigor em 8 de novembro. Embora os investidores estejam aliviados com o fato de as duas maiores economias do mundo terem evitado os aumentos tarifários retaliatórios de março e abril, cada troca de farpas entre Washington e Pequim corre o risco de inviabilizar uma reunião entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping, na Coreia do Sul no final deste mês — um ponto fixo que até agora ajudou a ancorar a estabilidade dos mercados.

update 8h30

O resultado superou a estimativa de 410,58 bilhões de novos dólares taiwaneses da FactSet e o recorde anterior, de 398,27 bilhões de novos dólares taiwaneses.

update 8h27

Kocher vê pouco espaço para novos cortes nas taxas de juros pelo BCE, segundo revista

O novo presidente do banco central da Áustria, Martin Kocher, vê pouco espaço para novos cortes nas taxas de juros por parte do Banco Central Europeu, disse ele em entrevista à revista alemã WirtschaftsWoche. “Acredito que chegamos ao fim do ciclo de redução das taxas de juros ou, pelo menos, estamos muito próximos disso”, disse Kocher, que também é membro do Conselho do BCE.

update 8h24

Mauro Vieira leva a Washington cobrança por fim de sanções e tarifas contra o Brasil

Reunião com Marco Rubio prepara encontro Lula–Trump e marca tentativa de reaproximação após crise diplomática.

update 8h23

BCE só deve reduzir mais os juros se houver novos choques, diz Dolenc

O Banco Central Europeu deve manter as taxas de juros estáveis a menos que ocorram novos choques, disse o chefe interino do banco central da Eslovênia, rebatendo os argumentos de que a inflação pode cair muito sem mais afrouxamento monetário. O BCE cortou as taxas de juros em 2 pontos percentuais no ano até junho, mas vem mantendo-as estáveis desde então em meio ao debate sobre se as tarifas, o aumento fiscal da Alemanha ou um euro forte afastariam a alta dos preços de sua meta de 2%. “Os riscos de inflação estão equilibrados em torno do cenário base”, disse Primoz Dolenc à Reuters em uma entrevista. “Se não houver novos choques econômicos, acho que manter a postura da política monetária como está seria a coisa certa a fazer daqui para frente”, argumentou ele. “É uma postura que não alimenta as pressões inflacionárias nem restringe o crescimento econômico.”

update 8h22

Venezuela diz que comentários de Trump sobre intervenção da CIA violam direito internacional

O governo da Venezuela expressou nesta quarta-feira rejeição a uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual ele admitiu publicamente ter autorizado a CIA a realizar operações secretas no país sul-americano. O governo venezuelano disse que a declaração constituiu uma violação do direito internacional e da carta das Nações Unidas. Acrescentou que as ações dos EUA visavam legitimar uma operação de “mudança de regime” com o objetivo final de se apoderar dos recursos petrolíferos da Venezuela.

update 8h21

A WEG anunciou nesta quinta-feira que comprou aproximadamente 54% do capital social da Tupinambá Energia, conhecida como Tupi Mob, por R$38 milhões, conforme comunicado ao mercado. De acordo com o documento, a conclusão do acordo sobre a empresa de soluções para redes de recarga de veículos elétricos está sujeita ao cumprimento de certas condições, como aprovações regulatórias. “A aquisição também abre caminho para a expansão gradual do modelo em mercados internacionais, consolidando um ecossistema inovador e eficiente para recarga de veículos elétricos”, disse a empresa.

update 8h20

Governo francês sobrevive a segunda votação de desconfiança

O governo do primeiro-ministro francês Sébastien Lecornu sobreviveu a uma segunda votação de desconfiança na Assembleia Nacional nesta quinta-feira. A moção, apresentada pelo Reunião Nacional, de extrema-direita, foi apoiada por 144 membros do Parlamento. Eram necessários 289 votos para que a medida fosse aprovada. Uma moção de desconfiança anterior, apresentada pela extrema-esquerda, também fracassou.

update 8h15

Guerra comercial de Trump e China cria oportunidades, mas ameaça ambiente do Brasil

A soja está no meio de uma confusão geopolítica que abrange três continentes e ameaça devorar a maior savana tropical do mundo.

update 8h12

Barris de petróleo sobem e minério de ferro recua

Os preços do petróleo sobem, depois que Trump disse que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu que seu país pararia de comprar petróleo da Rússia, que fornece cerca de um terço de suas importações. As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa e atingiram uma mínima de mais de seis semanas, uma vez que o acúmulo de estoques de aço na China lançou dúvidas sobre as perspectivas de demanda da commodity.

  • Petróleo WTI, +0,63%, a US$ 58,64 o barril
  • Petróleo Brent, +0,58%, a US$ 62,27 o barril
  • Minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, -0,90%, a 773,50 iuanes (US$ 108,54)

update 8h08

Bolsas da Europa operam de forma mista

Os mercados europeus operam mistos, antes do voto de confiança no premiê da França, Sébastien Lecornu. A Nestlé saltou mais de 8% após reportar uma recuperação nas vendas e revelar planos de demitir 16.000 funcionários. Os investidores estarão atentos à divulgação dos resultados do Nordea Bank, EQT e ABB, além dos dados mensais do PIB do Reino Unido, que trarão novos sinais sobre o ritmo da economia britânica.

  • STOXX 600: +0,36%
  • DAX (Alemanha): +0,11%
  • FTSE 100 (Reino Unido): -0,15%
  • CAC 40 (França): +0,65%
  • FTSE MIB (Itália): +0,31%

update 8h05

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, com o índice Kospi, da Coreia do Sul, atingindo um recorde depois que o Fundo Monetário Internacional aumentou a previsão de crescimento do país para 2025 de 0,8% para 0,9% em seu relatório de perspectivas de outubro. As ações sul-coreanas também receberam um impulso depois que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse à CNBC na quarta-feira que Washington estava prestes a finalizar as negociações comerciais com o país asiático.

  • Shanghai SE (China), +0,10%
  • Nikkei (Japão): +1,27%
  • Hang Seng Index (Hong Kong): -0,09%
  • Nifty 50 (Índia): +0,90%
  • ASX 200 (Austrália): +0,86%

update 8h02

EUA: índices futuros avançam em meio à temporada de balanços

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quinta-feira (16), já que os fortes lucros em Wall Street ajudaram os investidores a ignorar as crescentes tensões comerciais entre os EUA e a China. Já os rendimentos dos títulos do Tesouro americano recuaram depois que o Livro Bege do Federal Reserve (Fed) confirmou as expectativas de novos cortes nas taxas de juros.

  • Dow Jones Futuro: +0,36%
  • S&P 500 Futuro: +0,36%
  • Nasdaq Futuro: +0,51%

update 8h00

Abertura de mercados

Balanços corporativos sólidos compensam as preocupações com as tensões comerciais entre China e Estados Unidos nos mercados internacionais nesta quinta-feira, enquanto na cena nacional as atenções se voltam para dados de atividade e o Banco Central. A França também segue no radar depois que o primeiro-ministro do país, Sebastien Lecornu, sobreviveu ao primeiro dois votos de confiança nesta quinta-feira. No cenário nacional, o Banco Central divulga às 9h o resultado de agosto do seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), com expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,60%. Além disso, o diretor de Política Monetária​ do BC, Nilton David, palestra pela manhã em Evento organizado pela UBS BB em Washington. Há ainda a expectativa em torno de reunião em Washington entre o chanceler Mauro Vieira e secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em que devem ser discutidas as tarifas dos EUA sobre os produtos brasileiros. (Reuters)

update 7h54

Principais índices em Nova York fecharam ontem de forma mista

Investidores em Wall Street tentaram esquecer um pouco as preocupações comerciais da relação EUA e China e focar nos ganhos trimestrais do setor financeiro, que abriu a temporada de balanços do 3T25 com lucros e receitas mais fortes do que o esperado. Mas a atenção na política comercial e na paralisação do governo dos EUA seguem predominando. “Quanto mais tempo durar a paralisação, maior será o dano econômico inicial. Isso está afetando a confiança. Provavelmente afetará as projeções das empresas americanas durante as teleconferências”, disse Art Hogan, especialista em investimentos, à CNBC. “A temporada de balanços pode ser muito melhor do que o esperado em geral, com a porcentagem usual de empresas que superam as expectativas, aumentam as expectativas e tudo mais. Só não acho que isso funcione como um vento favorável, necessariamente, até que estejamos mais próximos da reabertura do governo e talvez de mais clareza sobre nossa relação comercial com a China”.

Dia (%)Pontos
Dow Jones-0,0446.253,62
S&P 5000,406.671,05
Nasdaq0,6622.670,08

update 7h52

DIs: juros futuros encerraram sessão de ontem de forma mista

Taxa (%)Variação (pp)
DI1F2614,8950,003
DI1F2714,0350,040
DI1F2813,375-0,010
DI1F2913,305-0,055
DI1F3113,530-0,115
DI1F3213,630-0,125
DI1F3313,660-0,135
DI1F3513,675-0,130

update 7h50

O dólar voltou a cair frente ao real, depois da alta de antes de ontem. O movimento foi na mesma direção da divisa norte-americana no resto do planeta, que na comparação com as principais moedas do mundo fez o índice DXY ficar com menos 0,29%, aos 98,76 pontos.

  • Venda: R$ 5,462
  • Compra: R$ 5,462
  • Mínima: R$ 5,433
  • Máxima: R$ 5,471

update 7h48

Maiores baixas, altas e mais negociadas de ontem

Maiores baixas

Dia (%)Valor (R$)
EMBR3-2,4480,63
BRAV3-2,2415,29
PRIO3-2,0434,60
BBAS3-1,8420,32
CXSE3-1,7414,64

Maiores altas

Dia (%)Valor (R$)
ASAI35,988,68
MRVE34,816,54
RADL34,5419,59
COGN33,793,01
YDUQ33,6511,94

Mais negociadas

NegóciosDia (%)
BBAS356.962-1,84
ELET348.1112,33
VALE347.7921,86
RADL343.0894,54
B3SA337.4450,72

update 7h45

  • Máxima: 142.905,10
  • Mínima: 141.153,91
  • Diferença para a abertura: +920,67 pontos
  • Volume: R$ 26,60 bilhões

Confira a evolução do IBOV durante a semana, mês e ano:

  • Segunda-feira (13): +0,78%
  • Terça-feira (14): -0,07%
  • Quarta-feira (15): +0,65%
  • Semana: +1,37%
  • Outubro: -2,48%
  • 4T25: -2,47%
  • 2025: +18,56%

Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal do InfoMoney no WhatsApp agora.

Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.

Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com lara.rizerio@infomoney.com.br.

Ler artigo completo