IA vive “bolha industrial”, mas oferecerá “benefícios reais”, diz Jeff Bezos

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirmou nesta sexta-feira (3) que a inteligência artificial (IA) atravessa uma fase de “bolha industrial”. Apesar disso, disse que a tecnologia é concreta e deve transformar todas as áreas da economia.

Segundo ele, o cenário atual apresenta sinais típicos de bolhas financeiras: preços de ativos desconectados dos fundamentos e investidores aplicando recursos indistintamente em projetos de qualidade variável. Para Bezos, esse excesso de entusiasmo é comum em momentos de forte euforia tecnológica.

“Isso é uma espécie de bolha industrial”, disse o fundador da Amazon, durante a Italian Tech Week, em Turim.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O empresário avaliou, no entanto, que bolhas industriais podem ter efeitos positivos no longo prazo. Ele citou como exemplo o setor de biotecnologia nos anos 1990, quando muitas empresas quebraram, mas outras desenvolveram medicamentos que se tornaram indispensáveis para a saúde pública. A leitura é de que a IA seguirá caminho semelhante, com ganhos sociais de grande escala.

“As [bolhas] industriais não são tão ruins, podem até ser boas, porque quando a poeira baixa e você vê quem são os vencedores, as sociedades se beneficiam dessas invenções”, afirmou Bezos. ″É isso que vai acontecer aqui também. Isso é real, os benefícios da IA ​​para a sociedade serão gigantescos”.

Outros executivos também vêm manifestando preocupações sobre uma possível bolha da inteligência artificial. Sam Altman, CEO da OpenAI, reconheceu em agosto o excesso de especulação no setor.

Continua depois da publicidade

Já David Solomon, CEO do Goldman Sachs, afirmou que haverá uma correção nos mercados em algum momento, enquanto Karim Moussalem, diretor da Selwood Asset Management, comparou o movimento atual a algumas das maiores manias especulativas da história.

Ler artigo completo