ANUNCIE AQUI
Publicado a 20/10/2025 - 11:01 GMT+2
PUBLICIDADE
Um ativista pró-palestina foi detido este domingo na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, depois de ter escalado um dos pilares e ter colocado uma bandeira palestiniana de grandes dimensões no topo da ponte.
O homem foi detido quando se encontrava a pé sobre um dos tubos laterais da ponte no sentido norte-sul. As autoridades, em coordenação com as Infraestruturas de Portugal, subiram até ao ponto onde o homem se encontrava e detiveram-no. Será presente a tribunal esta segunda-feira.
No vídeo que foi divulgado na rede social X, o homem, que não se identifica, justifica a ação com a defesa da causa palestiniana e diz: "Não existe um cessar-fogo. As crianças e os civis continuam a morrer. Isto é uma palhaçada. Portanto, mobilizem-se".
O cessar-fogo acordado no plano de paz do presidente norte-americano Donald Trump, aceite por Israel e pelo Hamas, permitiu alibertação dos reféns israelitas que ainda permaneciam detidos na Faixa de Gaza pelo grupo armado palestiniano, ao mesmo tempo que permitiu o regresso de milhares de palestinianos ao território. Em troca, Israel libertou também um grande número de prisioneiros palestinianos, incluindo 250 que estavam detidos por crimes graves.
Apesar de o cessar-fogo estar em vigor, Israel continua os ataques, com pelo menos 45 pessoas mortas no domingo.