ANUNCIE AQUI
Helicópteros de operações especiais do Exército dos Estados Unidos foram flagrados sobrevoando o mar do Caribe, a menos de 150 quilômetros da costa da Venezuela, segundo o jornal Washington Post.
A movimentação acontece em meio à ampliação das ações militares americanas na região e após o presidente Donald Trump autorizar a CIA a realizar operações secretas contra o governo de Nicolás Maduro.
Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que as aeronaves participavam de exercícios de treinamento, mas admitem que as manobras podem estar relacionadas à preparação para operações mais amplas, inclusive dentro do território venezuelano, sob o pretexto de combate ao narcotráfico.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Desde setembro, os EUA declararam estar em “conflito armado” com traficantes de drogas e já realizaram cinco ataques próximos à costa da Venezuela, deixando 27 mortos.
Imagens que circularam nas redes sociais no início de outubro mostram helicópteros MH-6 Little Bird e MH-60 Black Hawk sobrevoando plataformas de petróleo e gás próximas a Trinidad e Tobago, a cerca de 145 quilômetros da Venezuela. Os helicópteros pertenceriam ao 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais, unidade de elite responsável pela missão que matou Osama bin Laden em 2011.
O Pentágono recusou-se a comentar a movimentação, limitando-se a afirmar que “não responde a especulações sobre operações militares baseadas em análises de especialistas”.
Continua depois da publicidade
Reforço militar
Analistas identificaram que os helicópteros podem estar ligados ao MV Ocean Trader, um navio comercial convertido em base móvel de Operações Especiais. O navio é capaz de transportar até 200 pessoas, sendo 150 delas dedicadas a missões especiais, e tem estrutura para reabastecer e abrigar aeronaves como as vistas nos vídeos.
Imagens de satélite mostram embarcação semelhante atracada em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, em 25 de setembro, e novamente operando no Caribe oriental no início de outubro, nas proximidades do local onde os helicópteros foram filmados.
Estima-se que 10% do poder naval dos EUA esteja concentrado na região, incluindo contratorpedeiros, submarinos e caças F-35 baseados em Porto Rico. A Venezuela, por sua vez, mantém sistemas de defesa aérea russos S-300, além de lançadores móveis de mísseis de curto alcance.

há 3 meses
25








Portuguese (BR) ·