ANUNCIE AQUI
O Grupo TIM (antiga Telecom Italia), dono da TIM Brasil, anunciou nesta segunda-feira, 17, um acordo com a Nokia para expansão e modernização da infraestrutura 5G na Itália. O contrato tem duração de três anos. O valor não foi revelado.
Em comunicado, a operadora europeia informou que o acordo inclui soluções de rádio e plataformas de rede de última geração. Os equipamentos estão habilitados para uso de Inteligência Artificial (IA) e foram projetados para oferecer maior capacidade e desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia das redes móveis.
A companhia destacou que o projeto contribui para o seu plano de zerar as emissões de carbono, uma vez que a nova infraestrutura conta com recursos de eficiência energética e controle de consumo de energia.
A Nokia também divulgou um comunicado sobre o contrato, que foi obtido em um processo de licitação competitivo. A fornecedora finlandesa reiterou que vai instalar equipamentos de redes de acesso via rádio (RAN) prontos para IA, antenas compatíveis com a tecnologia Massive MIMO e rádios que operam em múltiplas bandas de frequência.
"Esta parceria fortalece a liderança da TIM na construção da próxima geração de redes 5G, possibilitando uma conectividade mais rápida, inteligente e sustentável em toda a Itália", afirma Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM, em nota.
Já o CEO da Nokia, Justin Hotard, ressaltou que a fornecedora está "ajudando a TIM a expandir a cobertura e a construir uma base para novos serviços baseados em inteligência artificial".
Relacionamento no Brasil
A TIM Brasil, vale lembrar, concluiu no mês passado um importante projeto de rede móvel no estado de São Paulo. A unidade brasileira renovou cerca de 3 mil sites em 61 cidades, ampliando a capacidade em torno de 40%. No caso do território paulista, a infraestrutura foi instalada por Nokia e Huawei.

há 1 semana
2









Portuguese (BR) ·