ANUNCIE AQUI
BOSTON (EUA) – Mesmo após o encontro entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, em Kuala Lumpur, não houve avanço nas negociações bilaterais, e os EUA “estão enrolando o Brasil”. Esta é a avaliação de Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital.
O gestor falou com jornalistas após participar de um painel na Conferência MBA Brasil 2025, em Boston, nos Estados Unidos. “Eu acho que a administração do Trump está enrolando o Brasil. Tanto é que nada aconteceu. Se você pegar as sanções ao ministro do Supremo, elas continuam lá. Se você perguntar sobre as tarifas, todas continuam lá.”
Desde julho, os EUA aplicaram sanções sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, o que marcou um dos momentos de maior tensão entre EUA e Brasil. Da mesma forma, o tarifaço de Trump a importações brasileiras também segue em vigor.
Continua depois da publicidade
Para Xavier, a narrativa é de “‘Mas o Brasil está negociando’. Acho que a gente está é sendo enrolado, para falar a verdade.” Na avaliação do gestor, a questão dos Estados Unidos com o Brasil “tem a ver um pouco com a aproximação que o Brasil tem com a China, que é um parceiro estratégico do país.”
“Acho que Trump quer afastar um pouco os chineses do Brasil justamente por conta dessa guerra entre China e Estados Unidos”, completou.
Rogério Xavier participou da quarta edição da Conferência MBA Brasil. Neste ano, 300 estudantes brasileiros estiveram presentes no MIT Media Lab, em Boston, nos Estados Unidos, e ouviram palestras de temas como IA, transformações do mercado, sustentabilidade, transformação digital e muito mais.

há 2 meses
17








Portuguese (BR) ·