ANUNCIE AQUI
O Google Gemini AI poderá ganhar um novo método de ativação que promete melhorar a forma como interagimos com assistentes virtuais. Uma patente recentemente descoberta revela que a gigante de tecnologia está desenvolvendo um sistema que permite ativar seu assistente de inteligência artificial apenas aproximando o smartphone do rosto, eliminando a necessidade de comandos de voz ou toques em botões.
A tecnologia utiliza os sensores capacitivos já presentes nas telas touchscreen dos celulares para detectar quando o dispositivo está próximo à face do usuário. Quando identificado esse padrão específico, o sistema automaticamente ativa o Google Gemini AI, permitindo que o usuário comece a falar seu comando imediatamente.
Atualmente, para interagir com assistentes virtuais, é necessário pronunciar frases de ativação como “Hey Google” ou pressionar botões específicos. O novo sistema busca superar as limitações dessas abordagens, especialmente em situações onde o reconhecimento de voz pode falhar, como em ambientes barulhentos, quando o usuário está usando máscara facial ou tem mobilidade limitada nas mãos.
De acordo com os detalhes da patente, compartilhados pelo Neume, quando o usuário aproxima o telefone da boca ou do rosto, a grade de sensores registra uma alteração distintiva no padrão do campo elétrico. O sistema processa essa mudança específica, analisando sua forma e intensidade, e a reconhece como um “sinal de proximidade facial”.
Uma das grandes vantagens da tecnologia é seu baixo consumo de energia, já que utiliza os mesmos sensores capacitivos que já estão em funcionamento no dispositivo. Além disso, o sistema promete tornar-se mais inteligente e preciso ao longo do tempo, à medida que aprende os hábitos do usuário.
Vale ressaltar que, por enquanto, essa inovação existe apenas como patente, sem previsão oficial de quando ou se será implementada nos dispositivos. No entanto, demonstra claramente os esforços do Google para tornar o Google Gemini AI mais acessível e intuitivo, reduzindo barreiras entre usuários e tecnologia.
Fonte: Android Headlines
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
Google Cloud traz IA mais rápida ao Brasil com nova infraestrutura em São Paulo