ANUNCIE AQUI
Investidores dos EUA estão comprando cada vez mais ações japonesas focadas em tecnologia e inteligência artificial, atraídos pelos retornos superiores do país em comparação com as ações americanas, segundo o Goldman Sachs.
“O aumento dos fluxos dos EUA está agora no ritmo mais rápido que vimos desde a era Abenomics”, disse Bruce Kirk, estrategista-chefe de ações japonesas do banco. A participação ativa dos investidores dos EUA em ações japonesas está no nível mais alto desde outubro de 2022, afirmou Kirk, acrescentando que recebe pedidos frequentes para reuniões.
O ingresso de fundos dos EUA reflete o forte desempenho das ações japonesas em termos de dólar neste ano. Elas foram beneficiadas por uma valorização de 2,5% do iene e pelo otimismo renovado impulsionado pelas políticas pró-estímulo da primeira-ministra Sanae Takaichi. O índice de referência Nikkei 225 subiu cerca de 30% em termos de dólar neste ano, superando amplamente o ganho de 14% do índice S&P 500.
O aumento da participação dos fundos dos EUA pode marcar um ponto de inflexão para o mercado acionário japonês, sinalizando uma possível mudança no foco para ações orientadas ao crescimento em vez de ações de valor. Impulsionadas por iniciativas pró-investidor da Bolsa de Tóquio e do governo, as ações de valor superaram as de crescimento por quatro anos consecutivos desde 2021.
“É muito significativo que haja mais participação dos EUA, e eles tendem a se concentrar em temas relacionados a tecnologia e IA”, disse Kirk em entrevista no dia 6 de novembro.
Kirk vê potencial para mais entradas de fundos estrangeiros, já que as posições líquidas dos investidores globais em ações japonesas ainda estão baixas em comparação com o pico da era Abenomics, deixando espaço para novas compras. A necessidade contínua de diversificação dos investidores globais provavelmente sustentará essa tendência, afirmou.
Continua depois da publicidade
Investidores estrangeiros compraram um total líquido de 384 bilhões de ienes (US$ 2,5 bilhões) em ações japonesas à vista e futuros nas últimas duas semanas de outubro, segundo dados divulgados pelo Japan Exchange Group.
Mesmo assim, dado que o Nikkei entrou em território de sobrecompra no final de outubro, Kirk disse que não se surpreenderia se o mercado passasse por uma consolidação.
© 2025 Bloomberg L.P.

há 2 meses
19








Portuguese (BR) ·