ANUNCIE AQUI
Em oito meses, a Mignow, empresa especializada em automação de migrações SAP por meio de inteligência artificial, concluiu o projeto de migração para o SAP S/4HANA da GOL Linhas Aéreas. Em um setor em que minutos fazem diferença e qualquer instabilidade pode gerar impactos, o grande desafio na jornada digital da companhia era migrar toda a operação para o novo sistema de gestão da SAP, sem comprometer os mais de 600 voos diários e a viagem dos mais de 30 milhões de clientes transportados ao ano.
A modernização do sistema de gestão da GOL era essencial para garantir segurança cibernética, governança tributária e escalabilidade da operação, tornando este processo o menos impactante possível para as operações da empresa.
Segundo a Mignow, o desafio foi garantir que a operação passasse pela migração tecnológica sem impactos.
Cronograma enxuto, testes intensivos e automação
A decisão de migrar para o SAP S/4HANA foi impulsionada por uma combinação de fatores estratégicos, incluindo requisitos de compliance, busca por maior performance operacional e a preparação para uma nova fase de inovação digital. Para atingir esses objetivos dentro de uma janela tão restrita, Mignow e GOL optaram por uma abordagem estruturada, com duas etapas bem definidas.
Na primeira fase, o foco foi garantir a continuidade da operação. Mais de 1000 cenários reais de testes intensivos foram realizados ao longo de três meses, assegurando a integridade dos dados e dos processos. A tecnologia de automação utilizada no projeto permitiu que até 80% das etapas de conversão fossem feitas de forma automatizada, reduzindo riscos e aumentando a eficiência.
A segunda etapa, em andamento atualmente, é voltada para a exploração avançada das funcionalidades do S/4HANA e da plataforma SAP BTP, com foco em análises em tempo real, automação e ganhos contínuos de performance.
Resultados visíveis e base preparada para o futuro
Os primeiros ganhos da modernização já começam a aparecer. Relatórios que antes levavam cerca de 20 minutos para serem processados agora são gerados em apenas 2 minutos. Além disso, a janela de downtime, inicialmente estimada em doze dias, foi reduzida para apenas dois finais de semana, sem ruídos operacionais, concluindo com sucesso o projeto de migração de oito meses.
"A Mignow transforma o processo de migração, trazendo velocidade e segurança por meio da inteligência artificial. No caso do projeto GOL, o prazo total do projeto era desafiador quando comparado ao tamanho da base, e vencê-lo foi motivo de orgulho e grande felicidade para todos nós", comenta Paulo Secco.
Com o projeto conduzido pela Mignow, a chegada ao SAP S/4HANA habilita a GOL para a adoção de tecnologias mais avançadas, como a Joule, inteligência artificial da SAP, que permitirá mais agilidade na tomada de decisão, ganho de produtividade e geração de insights estratégicos.

há 5 dias
2









Portuguese (BR) ·