ANUNCIE AQUI

Empresas aéreas Gol e Latam são questionadas pelo Procon após ofertarem tarifas com restrições à bagagem de mão. Presidente da Câmara chama prática de abusiva e promete agir. - Imagem: Canva Pro
O Procon-SP notificou, nesta quinta-feira (16), as companhias aéreas Gol e Latam por oferecerem passagens que impõem custo adicional para o despacho de bagagem de mão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro tem direito de transportar gratuitamente uma mala de até 10 kg em voos domésticos. A cobrança por esse item é considerada irregular.
Apesar disso, empresas como Gol e Latam vinham oferecendo tarifas mais baratas — conhecidas como “Basic” — que restringiam o transporte da mala de bordo, geralmente armazenada no compartimento superior da cabine. A medida vinha sendo aplicada, sobretudo, em rotas internacionais.
Até a manhã de quarta-feira (15), o site da Gol exibia a opção “Basic” entre as modalidades de tarifa, informando uma taxa adicional para o despacho de bagagens de até 12 kg.
Imagem: Reprodução/MelhoresDestinosEssa categoria também limitava a escolha de assentos, que eram definidos de forma automática e aleatória. “Para selecionar o assento, o passageiro deve pagar uma taxa”, informava a página da companhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o site MelhoresDestinos questionar a política, a opção “Basic” foi retirada do ar. Procurada, a Gol afirmou que a mudança teria sido uma coincidência, segundo o portal.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Procon-SP investiga cobrança por bagagem de mão
Em nota, o Procon-SP confirmou que entrou em contato com as companhias Gol e Latam para que prestem esclarecimentos sobre a estrutura tarifária em questão.
O órgão busca entender se a cobrança é informada com transparência aos consumidores e se não representa uma prática abusiva, conforme o Código de Defesa do Consumidor, que assegura o direito à informação clara sobre preços e serviços.
Hugo Motta chama cobrança de abusiva e promete votar projeto de gratuidade
Na tarde de terça-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou o caso em seu perfil no X (antigo Twitter).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado classificou a cobrança pela bagagem de mão como um “abuso” e afirmou que irá pautar com urgência o projeto de lei que garante o direito ao transporte gratuito da mala de bordo em voos comerciais.
A cobrança de bagagem de mão é um absurdo! 🚫✈️
Vamos pautar com urgência o PL 5041/25, que garante ao passageiro o direito de levar gratuitamente sua mala de bordo e um item pessoal, como mochila ou bolsa.
Ver no X
— Hugo Motta (@HugoMottaPB)
16 de outubro de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PL 5041/25 propõe que passageiros possam embarcar com uma mala de mão e um item pessoal, como mochila, bolsa ou pasta, sem custo adicional, tanto em voos domésticos quanto internacionais operados por companhias que atuam no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

há 3 meses
25








Portuguese (BR) ·