ANUNCIE AQUI
A Fundação Telefônica Vivo tornou-se apoiadora institucional da Cátedra UNITWIN Unesco de Inteligência Artificial Desplugada na Educação no Brasil, coordenada pelo Instituto de Inteligência Artificial (IA.Edu) e sediada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A Cátedra é a primeira no mundo a focar na implementação da inteligência artificial através de metodologias que não dependem de conectividade constante ou infraestrutura tecnológica avançada.
O objetivo é reduzir desigualdades educacionais, fortalecer a produção científica e garantir que os benefícios da IA cheguem a escolas públicas e regiões com baixa conectividade. O projeto tem duração até 2028, com investimento anual de R$ 400 mil.
Como fruto da colaboração, as instituições lançaram a Nota Técnica "Educar na Era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação". O documento oferece diretrizes práticas para que as redes de ensino integrem a IA aos seus referenciais curriculares (em linha com o complemento da BNCC Computação, que deve ser atualizado até o final de 2025).
O material apresenta o desenho curricular (conexões da IA com os eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital) e caminhos práticos para a implementação, como a formação docente e o planejamento estratégico.
"Com a abordagem de IA desplugada na educação, queremos mostrar que é possível levar os benefícios da IA mesmo em contextos de baixa conectividade e infraestrutura, garantindo que nenhum estudante, professor, escola ou região fique para trás", comenta Seiji Isotani, um dos coordenadores da Cátedra UNESCO UNITWIN de Inteligência Artificial Desplugada na Educação e Diretor do Programa de IA na Educação da Universidade da Pensilvânia.

há 2 semanas
16









Portuguese (BR) ·