Final da Champions, Ancelotti e a história que une ex-atacante que virou técnico e hoje reencontra Milan

há 1 mês 9
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

24 de out, 2025, 09:12

Milan e Pisa se enfrentam nesta sexta-feira (24), às 15h45 (de Brasília), no Estádio San Siro, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Italiano. A partida conta com transmissão do Disney+.

Líder da Serie A italiana, o Milan de Massimiliano Allegri soma 16 pontos – um a mais que Inter de Milão, Napoli e Roma, times que completam o G-4.

Na outra ponta da tabela vem o Pisa. A equipe que subiu à primeira divisão da Itália nesta temporada ainda não conseguiu vencer na competição. São três empates e quatro derrotas até aqui, ocupando a última colocação.

Para além dos 18 times que separam líder e lanterna na classificação, existe uma coincidência histórica entre as duas equipes: Alberto Gilardino, treinador do Pisa e ex-jogador do Milan.

Antigo atacante com longa carreira no futebol italiano, Gilardino atuou no Milan entre as temporadas de 2005/06 e 2007/08. Neste período, o agora treinador foi comandado por Carlo Ancelotti e conquistou a Champions League de 2006/07.

Autor de um dos gols que classificou o Milan à final daquele ano, Gilardino tinha forte concorrência no ataque: Inzaghi, histórico centroavante do time italiano.

Em conversa relatada no livro de Carlo Ancelotti, Adriano Galliani, dirigente do Milan entre 1986 e 2013, relembra quando sugeriu a entrada de Gilardino como titular na final da Champions. A intuição do hoje treinador da seleção brasileira, porém, falou mais alto.

“Um dos meus momentos mais memoráveis com o Milan foi a final de 2007, em Atenas. Eu visitei o treinamento antes da final contra o Liverpool e vi o Inzaghi em péssima forma”, diz Galliani.

“Falei com o Ancelotti: ‘Carlo, nós temos o Alberto Gilardino. Eu o vi brilhar na semifinal. Por que você não o coloca no lugar do Inzaghi na final?’. Sua resposta foi bem curta: ‘Inzaghi é um bicho estranho: vai que amanhã é a noite dele’", completa o relato do ex-cartola.

Inazghi foi o titular de Ancelotti na final contra o Liverpool e marcou os dois gols dos italianos na vitória por 2 a 1, que acabou vingando o vice-campeonato de 2004/05. Gilardino entrou nos minutos finais daquela decisão.

Gilardino já comandou quatro times diferentes na Itália. Depois de começar no Pro Vercelli e Siena, o ex-atacante teve no Genoa o seu trabalho de maior sucesso. Em 2022/23, o treinador levou o time à Serie A da Itália. Até o momento, no Pisa, o técnico ainda não venceu, perdendo cinco jogos e empatando outros quatro.

Onde assistir a Milan x Pisa?

Você assista Milan x Pisa, nesta sexta-feira (24), às 15h45 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Ler artigo completo