ANUNCIE AQUI
Carlos Eduardo Fonseca, Gabriela Tostes, Matheus Henrique e Vinicius Ribeiro, de Lima (PER)
30 de nov, 2025, 00:30
O Flamengo de Filipe Luís venceu o Palmeiras de Abel Ferreira por 1 a 0, neste sábado, em Lima, no Peru, e se tornou o primeiro brasileiro tetracampeão da CONMEBOL Libertadores.
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador rubro-negro explicou que, de fato, queria ter enfrentado o Alviverde na decisão, em uma espécie de ''revanche'' da final de 2021, vencida pelos paulistas.
''Quando o Palmeiras eliminou a LDU, acho que todo mundo tinha um sentimento de que seria melhor enfrentar a LDU. Mas o primeiro discurso que eu tive com os jogadores foi que não. Um jogo dessa grandeza merece um adversário que é rival direto do Flamengo nos últimos anos e merece um rival da grandeza do que é esse jogo'', começou por afirmar.
''Falei pra eles que seria a maior final da Libertadores e nós iríamos jogar ela. Acho que o nível do nosso adversário valoriza ainda mais o esforço, a vitória. A parte mental de 2021 não entrou em campo pra ninguém, tinha poucos jogadores aqui. Se tivesse perdido, eu seria julgado pelo resultado, mas acredito muito no que estou fazendo e esse é o caminho que tento passar aos jogadores'', completou.
Sincero, Filipe Luís revelou ainda que leu o best-seller "Cabeça Fria, Coração Quente", o aclamado livro do técnico do Verdão, Abel Ferreira.
''O Palmeiras explora alguns tipos de determinadas situações que enquadra bem com erros que vínhamos cometendo nos últimos jogos. Une as correções com o plano de jogo e tudo encaixa. Claro que saber como o Abel pensa, eu li o livro dele e as entrevistas, ajuda a entender o que ele pensa do futebol, mas dentro de campo são os jogadores que colocam os planos em prática, que executam'', explicou.
''Em 2021 poderia ter sido pra gente, tivemos a possibilidade no final de vencermos o jogo. Hoje eles também tiveram, e veio pra gente. A energia que está gerando desde o começo do ano... Eu falei pra eles, esse grupo, quando olho pra eles, é um grupo destinado a fazer história, que quis desde o primeiro momento colocar a foto na parede e agora vão ter, serão eternos na história do clube'', finalizou.
Com o título, Filipe Luís atingiu feito raro no futebol brasileiro: conquistar a Libertadores como jogador e técnico. Bicampeão como lateral-esquerdo, ele levantou o caneco mais importante do continente em 2019 e 2022. Agora, na beira do gramado, ele igualou o feito de Renato Gaúcho, campeão pelo Grêmio como jogador em 1983 e como treinador em 2017.
Próximos jogos do Flamengo:
Ceará(C) - 03/12. 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Mirassol (F) - 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão

há 1 mês
13








Portuguese (BR) ·