FGC se manifesta sobre caso Banco Master; confira posicionamento

há 1 semana 3
ANUNCIE AQUI

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se manifestou nesta terça-feira (18) sobre o Banco Master, que teve liquidação extrajudicial decretada horas antes pelo Banco Central.

Segundo o fundo, que funciona como uma espécie de seguro para quem tem ativos emitidos pela instituição financeira, o pagamento a investidores será iniciado assim que receber a base de dados de clientes.

Essas informações deverão ser enviadas pela EFB Regimes Especiais de Empresas, nomeada liquidante do Master pelo BC nesta terça. O FGC explica que o desembolso das garantias relativas ao caso será iniciado após o envio da base de dados.

Continua depois da publicidade

Segundo o FGC, os pagamentos serão efetuados de acordo com seu regulamento e dependerão das informações sobre valores e credores que serão encaminhadas pelo responsável legal designado pelo BC. O fundo afirma que o processo começa assim que o levantamento dos dados for concluído e disponibilizado.

Confira o comunicado do FGC na íntegra:

Pagamento de garantia: Banco Master
Conforme atos do Banco Central publicados em 18/11/2025, foi decretada a liquidação extrajudicial do Banco Master, Banco Master de Investimento, Banco Letsbank e Master Corretora de Câmbio. O pagamento da garantia pelo FGC será realizado após o envio da base pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Atos do Presidente do Banco Central n.º 1.369, 1.371, 1.372 e 1.373.

Os pagamentos serão efetuados conforme Regulamento do FGC e a partir dos dados e valores indicados pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Todos os créditos enquadrados em nosso regulamento terão o processo de pagamento iniciado tão logo o levantamento dos dados dos credores seja concluído e disponibilizado ao FGC.

Informações Importantes:
O Fundo Garantidor de Créditos – FGC ALERTA que não autoriza ou credencia nenhum tipo de Instituição ou empresa, com intuito de intermediar/propor qualquer tipo de “negociação” para recebimento do valor garantido pelo FGC, muito menos solicitando o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores.
O atendimento do banco para outros assuntos está sendo realizado pelos canais de comunicação disponibilizados pela própria Instituição.
Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.

Caso Master

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e da Master Corretora nesta terça, após concluir que não havia perspectiva de recuperação para as instituições. A medida interrompe todas as operações, antecipa o vencimento das obrigações e retira o grupo do Sistema Financeiro Nacional.

Continua depois da publicidade

A decisão também determina a indisponibilidade dos bens das holdings controladoras e de administradores ligados ao grupo, incluindo Daniel Vorcaro. O empresário foi preso pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (18), como parte das investigações relacionadas ao banco, um dia após anúncio de aquisição pelo Grupo Fictor.

A liquidação extrajudicial aciona o Fundo Garantidor de Créditos, responsável por ressarcir credores dentro dos limites previstos no regulamento. O fundo cobre depósitos e investimentos como conta corrente, poupança, CDB, RDB e letras imobiliárias e agrícolas, até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, limitado a R$ 1 milhão em quatro anos.

O InfoMoney ainda aguarda esclarecimento do FGC sobre o tratamento dos CDBs emitidos pelo Banco Master de Investimento, que não teve liquidação decretada.

Ler artigo completo