ANUNCIE AQUI
Uma interrupção na unidade de serviços de nuvem Amazon, AWS, gerou problemas de conectividade a empresas on-line ao redor do mundo. A AWS fornece poder de computação, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos. Sites e aplicativos incluem Perplexity, Fortnite, Alexa, Snapchat, Duolingo, plataformas de streaming de vídeo Hulu e Disney+, e o aplicativo de mensagens Signal. O problema surgiu de uma falha de resolução de DNS no DynamoDB, um dos principais bancos de dados da AWS. Como muitos serviços da AWS dependem do US-EAST-1, um problema nessa única região causou a interrupção de aplicativos em outras partes do mundo, mesmo que não estivessem hospedados lá. Esse é o centro de dados mais antigo e movimentado da empresa, que movimenta cerca de 35–40% do tráfego global.
Leia também
Relatório da CrowdStrike detalha causa do incidente
Incidente da Crowdstrike é o pior da história
O problema começou por volta das 4h10, horário de Brasília. O próprio site de compras Amazon, o Prime Video e o Alexa enfrentaram problemas, de acordo com a plataforma de monitoramento Downdetector. Na Europa, várias operadoras de telefonia móvel, alguns bancos do Reino Unido, WhatsApp e Tinder foram afetados. Horas depois, a empresa afirmou que o problema subjacente de DNS foi totalmente resolvido e acrescentou que a maioria das operações de serviço estavam funcionando normalmente agora.
Esta interrupção foi a interrupção mais significativa da internet desde a falha do CrowdStrike no ano passado. Aquele evento paralisou sistemas de tecnologia em hospitais, bancos e aeroportos no mundo todo.