Expansão do 5G, Centro-Oeste, 700 MHz e RAN sharing: a visão da Brisanet

há 4 dias 4
ANUNCIE AQUI
Entrevista com José Roberto Nogueira, CEO da BrisanetSamuel Possebon (à esq.), editar do TELETIME, e José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet. Foto: TELETIME/Reprodução

Prestes a alcançar 700 mil usuários de telefonia móvel, o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, reconheceu que o ritmo de expansão da base do serviço celular está mais lento do que o esperado, em entrevista ao TELETIME, realizada durante o Futurecom 2025, evento ocorrido em São Paulo na última semana.

Segundo o executivo, os principais entraves para ampliação da carteira se devem à necessidade de convencer o cliente de que a Brisanet também é uma operadora móvel e à baixa penetração de smartphones habilitados para o 5G na região.

Nesse sentido, Nogueira conta que a empresa está atuando em proximidade ao governo para "ter uma redução no preço dos celulares", de modo a expandir a base potencial de quinta geração móvel.

O CEO também ressalta que a operadora planeja ativar a rede 5G em até 120 cidades do Centro-Oeste no ano que vem. A primeira etapa da estratégia envolve a implantação da infraestrutura. Em seguida, a empresa buscará parceiros para conduzir a operação comercial de telefonia móvel na região em que a Brisanet não presta o serviço de banda larga e, portanto, não poderá usar a confiança da marca com os consumidores locais.

Nogueira ainda comenta as expectativas para o leilão da frequência de 700 MHz, previsto para ocorrer ainda este ano, o que será uma alternativa para a empresa "conectar o usuário com celular mais antigo".

Na entrevista, o CEO da Brisanet também defende que as grandes operadoras não possam fazer acordos de compartilhamento de rede (RAN sharing) 5G em cidades com menos de 100 mil habitantes até 2030, tendo em vista as obrigações de construção de rede impostas as regionais quando do leilão da quinta geração móvel.

Confira, a seguir, a entrevista na íntegra.

Ler artigo completo