Ex-Palmeiras que viu time sofrer na altitude para LDU alerta para caldeirão equatoriano: 'Dava para ouvir do vestiário'

há 1 mês 10
ANUNCIE AQUI
  • Daniel Servidio

23 de out, 2025, 04:00

O Palmeiras vai encarar a LDU nesta quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida da semifinal da CONMEBOL Libertadores. O duelo será disputado no estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido como Casa Blanca, que fica em Quito, capital do Equador, a 2.850 metros acima do nível do mar.

O palco do confronto tem capacidade para até 41.575 torcedores e fama de ser carrasco para os brasileiros. A última vez que o Palmeiras enfrentou a LDU no local foi em 2009, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, e o Alviverde perdeu por 3 a 2. O atacante Willians, que estava em campo pelo time paulista, relembrou como foi formado um "caldeirão".

"A torcida deles pressionava bastante. É um estádio em que o torcedor fica bem próximo do campo, existia pressão grande da torcida deles, cantavam o jogo todo. Isso ajudou bastante para eles, é um caldeirão, com certeza. Dava para ouvir no vestiário. Quando chegamos, perto do aquecimento já dava para ouvir", contou, em entrevista exclusiva à ESPN.

"Mas isso também te motiva. Estádio lotado, esse clima, jogar a Libertadores é incrível. Já entra pilhado e motivado. Dava para ouvir bastante a pressão, eles estavam mesmo cantando o jogo todo", reiterou.

O início da partida chegou a ser atrasado em 15 minutos por conta de pedaços de papel picado atirados pela torcida da LDU durante a entrada da equipe em campo.

Willians, que tinha 20 anos à época, foi titular e fez um dos gols do Palmeiras. A LDU saiu à frente, e o jovem deixou tudo igual. Os equatorianos voltaram a ter a vantagem até Edmílson empatar novamente. Mas os donos da casa fizeram o terceiro gol e ficaram com a vitória.

"É muito diferente jogar na altitude. A bola fica mais rápida, você corre e na hora de procurar o ar para respirar tem dificuldade", relembrou o jogador, que agora, aos 37 anos, defende o Porto Vitória, do Espírito Santo.

Naquele ano, o Palmeiras voltou a enfrentar a LDU na fase de grupos, em São Paulo, e ganhou por 2 a 0. O Alviverde foi eliminado nas quartas de final, pelo Nacional, do Uruguai.

Onde assistir a LDU x Palmeiras?

O confronto entre LDU e Palmeiras, às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (23), terá transmissão ao vivo do Disney+.

Ler artigo completo