Ex-Palmeiras diz como clube foi de 'sem grandes contratações e estrutura' a 'número 1' do Brasil: 'Cheguei e estava voltando da Série B...'

há 3 horas 1
ANUNCIE AQUI
  • Artur Rocha

19 de out, 2025, 09:30

Pronto para disputar uma espécie de "final" diante do Flamengo, neste domingo (19), no Maracanã, o Palmeiras briga para ser campeão brasileiro pela terceira vez nos últimos quatro anos. E se na última década as conquistas se tornaram frequentes no clube, há alguns anos a realidade era bem diferente.

Potência nos anos 1990 em meio à "Era Parmalat", com títulos nacionais e internacionais, o Alviverde sentiu a saída da sua principal patrocinadora na virada do século e viveu um período de "vacas magras", marcado pela escassez de conquistas, elencos menos estrelados em meio à crise financeira e duas edições de Série B disputadas, em 2003 e 2013.

Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, o ex-zagueiro Lúcio viveu parte desta realidade, que hoje ficou no passado. O defensor chegou ao Palmeiras em 2014, no ano em que o Verdão voltou da Série B, e destacou a mudança drástica para os dias atuais, com o clube voltando a ser uma potência do futebol brasileiro.

Lúcio destacou que muito desta mudança passou pelo investimento em estrutura, contratações e organização no Palmeiras, que para ele lidera o futebol brasileiro no momento nestes quesitos.

"Eu cheguei ao Palmeiras em 2014, então ainda não tinha essa estrutura, o Palmeiras estava na Série B voltando à Série A, não tinha feito grandes contratações, não era a potência que é hoje. Sem dúvidas, o Palmeiras é o melhor clube do Brasil em questão de estrutura, organização, contratação", disse.

"Isso faz com que o Palmeiras seja a Palmeiras que é nos últimos anos, ganhando e ganhando títulos atrás de títulos, é um trabalho que está sendo bem feito dentro do Palmeiras".

Outro trunfo do Palmeiras destacado pelo ex-jogador foi o técnico Abel Ferreira, para ele o melhor na função no futebol brasileiro. Desde que chegou, no segundo semestre de 2020, o português levantou 10 títulos pela equipe palestrina, incluindo o bicampeonato do Brasileirão e da CONMEBOL Libertadores.

"Eu acho o Abel o melhor treinador do Brasil, a gente vê os resultados, vê como ele trabalha, é um cara que tem a mentalidade vencedora. A gente percebe a dedicação dele, a cobrança e também o relacionamento dele com os jogadores. A mentalidade vencedora é importante, quando se ganha um título não fica sentado em cima desse título, vai em busca de mais e mais título, esse é o grande diferencial. O trabalho técnico dele dentro de campo, taticamente muito inteligente, isso faz com que ele seja, hoje, o melhor treinador de clubes do Brasil".

Pelo Palmeiras, Lúcio disputou 47 jogos, com dois gols marcados e uma assistência, em temporada aonde o clube se livrou do rebaixamento na última rodada, terminando o Brasileirão em 16°.

Próximos jogos do Palmeiras:

Ler artigo completo