Europol derruba 1.025 máquinas distribuidoras de malware

há 1 semana 7
ANUNCIE AQUI

As autoridades policiais da Europa desmantelaram a infraestrutura utilizada pelo infostealer Rhadamanthys, pelo Trojan VenomRAT e pela botnet Elysium, durante uma operação batizada de EndGame. O administrador do VenomRAT também foi preso na Grécia no início deste mês. Em um comunicado à imprensa publicado hoje, a Europol informou que “a infraestrutura de malware desmantelada consistia em centenas de milhares de computadores infectados, contendo milhões de credenciais roubadas. Muitas das vítimas não tinham conhecimento da infecção em seus sistemas. O principal suspeito por trás do infostealer tinha acesso a mais de 100.000 carteiras de criptomoedas pertencentes a essas vítimas, potencialmente avaliadas em milhões de euros”.

Leia também
Cheats de games trazem o Arcane infostealer
Diretora da Europol critica a criptografia

As ações pesquisaram 11 localidades (uma na Alemanha, uma na Grécia e nove nos Países Baixos), mais de 1.025 servidores foram desativados ou tiveram suas operações interrompidas em todo o mundo e 20 domínios foram apreendidos.

Mais de 100 agentes da lei da Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Holanda e Estados Unidos apoiaram a coordenação das ações operacionais a partir do posto de comando da Europol. O posto de comando facilitou a troca de informações sobre servidores apreendidos, suspeitos e a transferência de dados apreendidos. A Eurojust também auxiliou na execução de um Mandado de Prisão Europeu e de Ordens Europeias de Investigação.

Ler artigo completo