ANUNCIE AQUI
Lucas Guanaes
23 de out, 2025, 04:00
'Ele é o tipo de cara que todo time realmente bom precisa.'
A fala é de Brandon Payne, técnico pessoal de Stephen Curry, sobre Gui Santos, ala brasileiro do Golden State Warriors, em entrevista exclusiva à ESPN. 'A energia dele é contagiante, é um cara bom para se ter por perto,' completa.
Payne trabalha com Curry desde 2011, quando o astro da NBA ainda estava indo para o terceiro ano na liga. Ele foi um dos responsáveis pela transformação de Steph em uma lenda do basquete e tem acompanhado a carreira do armador desde então. Inevitavelmente também prestigia as partidas de Gui Santos, e não economiza elogios ao brasileiro.
'Eu amo o Gui Santos, amo sua energia. Vai para o rebote, é um cara que defende, se joga na quadra, faz todas essas pequenas coisas que são necessárias para tanto ter mais posses de bola, quanto para torná-las maiores,' explica.
A opinião de Payne vai de encontro às falas do técnico dos Warriors, Steve Kerr, que na pré-temporada ressaltou o quanto Gui está mais confortável, atlético e confiante, além de ser um dos melhores jogadores do time nos treinamentos.
A vontade de Gui Santos em quadra é um de seus grandes atributos na NBA. O brasileiro caiu nas graças da torcida principalmente por seu esforço e vibração em cada lance. Além disso, foi muito bem no sistema ofensivo dos Warriors, trabalhando nos inúmeros bloqueios indiretos e abertura de espaços para seus companheiros arremessarem livres. O que acaba não aparecendo nas estatísticas, mas é reconhecido pela comissão técnica.
Não à toa, Gui ganhou muito tempo de quadra a partir de janeiro e foi peça relevante na arrancada final rumo a classificação aos playoffs em 2024/25. Na defesa, Gui também se destaca na leitura das dobras e coberturas, sendo muito importante em momentos específicos do jogo. Na pré-temporada, também foi testado na função de armador, iniciando as ações ofensivas de GSW.
Mas mesmo com o prestígio adquirido nas últimas temporadas, o brasileiro tem um cenário desafiador nos Warriors. Afinal, Gui está no último ano de contrato e precisa se destacar para continuar na liga. Ao mesmo tempo, Golden State trouxe novos nomes para disputar posição com Gui, como De'Anthony Melton, Seth Curry e o calouro Will Richard, que começou muito bem a temporada. No único jogo do ano até então, na estreia contra o Los Angeles Lakers, Gui jogou apenas 3 minutos.
Para Payne, Gui ainda tem pontos a melhorar, mas está otimista quanto ao futuro do brasileiro: 'Quanto mais ele jogar, mais experiência adquirir, melhor será sua tomada de decisão. Acho que ele tem alguns desafios nessa parte. Estou animado para ver suas oportunidades este ano, porque eu acho que o papel dele no time irá crescer um pouco daqui pra frente.'
O próximo compromisso de Gui Santos já é nesta quinta-feira (23), às 23h (de Brasília), contra o Denver Nuggets, com transmissão da ESPN e Disney+.

há 1 mês
9








Portuguese (BR) ·