ANUNCIE AQUI
A Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em mais de 40 países, responsável por atender cerca de 10% das 500 maiores empresas do Brasil, que se distribuem por mais de 40 setores da economia, como construção, agronegócio e finanças, finalizou um levantamento sobre o comportamento e os resultados das lideranças nas empresas do País. Batizado como Termômetro de Liderança Mereo, o estudo apontou que a estabilidade do Leadership Net Promoter Score (NPS) promove lideranças mais consistentes e que canais de escuta ativa são insumos estratégicos no dia a dia do negócio. O LNPS é uma métrica que avalia a percepção e confiança dos colaboradores em relação à liderança
"O objetivo do Termômetro de Liderança é que líderes tenham um mapa claro de quais são as características que performam bem e quais são as lacunas que devem focar para se desenvolverem. Ou seja, é um foco no futuro: como ser uma liderança melhor para o time", afirma Ivan Cruz, cofundador da Mereo.
Com dados colhidos entre 2023 e 2024, o indicador apontou que a diminuição da adesão e até um menor percentual de respostas positivas demonstram, na verdade, fragilidades na relação líder-equipe. Além disso, o engajamento qualitativo crescente mostra que colaboradores estão mais dispostos a dar voz às suas experiências. "São sintomas que carecem de diagnóstico", afirma Cruz.
O cofundador da Mereo conta também que é preciso dissociar a ideia de que ao se falar de performance exista conexão imediata com promoção. É como se a empresa se colocasse numa posição em que somente existe recompensa por um resultado gerado no passado imediato ou não.
"Se o termômetro de liderança for usado desta forma para mensurar quem deveria ser promovido, o resultado será, na verdade, a geração de uma tensão entre as lideranças e o foco no futuro acaba se perdendo", explica Cruz.
Metodologia
O Termômetro de Liderança Mereo analisou mais de 51 mil respostas geradas pelas empresas do País e do exterior, clientes da HR Tech. Esses números, obtidos de forma anônima, se referem a 2023 e 2024, e foram examinados, de maneira quantitativa e qualitativa, divididos em 13 perguntas. A saber:
- 1 pergunta de LNPS da Liderança (escala de 0 a 10)
- 12 perguntas de "Sim" ou "Não", que avaliam as principais alavancas de engajamento ou oportunidade de melhoria da liderança
Aprendizados
O Termômetro de Liderança Mereo proporcionou uma série de aprendizados, que vão desde aplicações práticas às lideranças, bem como recomendações estratégicas. Sobre o ponto objetivo, destaca-se a utilização de resultados como insumo para planos de desenvolvimento de chefias, além de reforçar boas práticas identificadas entre os promotores e difundi-las como referência. Também se encoraja tratar com prioridade os pontos de atenção relatados pelos detratores, prevenindo impactos na cultura organizacional. "São ensinamentos extremamente úteis. E valiosos", afirma Cruz.
Já no que diz respeito às recomendações estratégicas, os pontos vão desde intervir junto às lideranças que possuem comportamento negativo até integrar os indicadores à gestão de cultura e desenvolvimento dos próprios líderes. A saber:
- Intervir nas lideranças com impacto negativo direto na experiência dos liderados;
- Implementar programas de desenvolvimento ajustados por porte e maturidade;
- Reforçar canais de escuta qualificada nos segmentos mais críticos;
- Ampliar o reconhecimento das boas práticas identificadas;
- Reestruturar a comunicação estratégica com foco em clareza e transparência;
- Incentivar formações em inteligência emocional e escuta ativa;
- Integrar os indicadores à gestão de cultura e desenvolvimento de lideranças.
"O Termômetro de Liderança Mereo nos proporciona quase um receituário de boas práticas cotidianas, capazes de sanar, em alguma medida, as arestas do dia a dia corporativo", afirma Ivan Cruz.