Estratégia digital faz Vizzela crescer 50% ao ano e virar potência da beleza

há 2 meses 17
ANUNCIE AQUI

Um olhar inovador para o digital e o uso estratégico das redes sociais como canal principal de construção da marca fizeram com que, em apenas seis anos, a Vizzela Cosméticos se tornasse uma das marcas de beleza mais queridas do Brasil. Hoje, a empresa de Mogi das Cruzes (SP), já registra um crescimento anual de 50% e presença em 12 mil pontos de venda físicos.

Fundada em 2019 pelas primas Aline Waiser e Mariana Piccolomini e sócios, a Vizzela nasceu dentro de uma indústria familiar de cosméticos que, até então, produzia para outras marcas. “A gente terceirizava para várias empresas e sempre teve cases de sucesso. Então pensamos: por que não criar a nossa própria marca?”, conta Aline, que é química de formação e hoje atua como diretora de marketing da marca.

Desde o início, a Vizzela se destacou por unir performance de produto com comunicação divertida e colorida. Ainda em 2019, Aline decidiu enviar press kits gigantes e personalizados para influenciadoras digitais, uma prática pouco comum na época. “Mandamos um acrílico enorme com todas as nossas cores de base e corretivo. Chamou tanta atenção que todo mundo começou a falar da Vizzela”, relembra.

Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!

A empreendedora foi a mais nova convidado do Level Up, podcast apresentado por Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP.

Leia também:
Erico Rocha explica o jogo do marketing digital e os segredos para faturar 1 bilhão
Como o burnout levou Ana Lisboa a criar um império de bem-estar e propósito

O press kit que viralizou

A aposta no marketing de influência se mostrou decisiva. Em vez de depender de lojas físicas, a marca apostou primeiro no e-commerce e nas redes sociais para gerar desejo e reconhecimento. “Nosso maior investimento é no digital. Mesmo com grande parte do faturamento vindo do físico, é o online que impulsiona tudo”, explica Aline.

Hoje, a Vizzela trabalha com cerca de 50 influenciadoras fixas e outras pontuais por campanha, além de manter uma rotina intensa de envios de produtos (os famosos press kits). “A gente continua investindo em seeding, mas com storytelling. Não é só mandar produto, é contar uma história”, diz Aline.

As próprias donas também aparecem em várias postagens nas redes sociais da marca. Aline diz que procura compartilhar bastidores de desenvolvimento de produtos. “Empreender e criar conteúdo ao mesmo tempo é um desafio enorme, especialmente sendo mãe. Mas é parte essencial da conexão com o público”, afirma.

Ela reconhece que a criação de conteúdo é uma ferramenta poderosa de branding e transparência. “Mostro quando estou no laboratório, desenvolvendo algo novo. As pessoas amam ver os bastidores reais. Isso gera confiança. Eu apareço, mas não sou a protagonista da marca. Não queremos deixar a Vizzela dependente de uma única pessoa”, explica a fundadora.

Continua depois da publicidade

Parte desse sucesso também vem de uma identidade visual consistente e autêntica, simbolizada pelo mascote Panda Corn, que virou ícone da marca. “A Vizzela é quase uma pessoa. Ela tem voz, jeito e até humor próprio. A gente fala com o público na primeira pessoa, como se a marca fosse alguém real”, conta Aline.

Saiba mais:
De arquiteta a empresária: Patrícia Pomerantzeff fez da Doma uma potência digital
Sunrize: presença forte do fundador nas redes sociais pode reduzir custos, diz CEO

Digital que impulsiona o físico

Mesmo com o sucesso online, a presença física da Vizzela cresceu rapidamente, o que segundo Aline, é um reflexo direto da força do digital. “Os lojistas começaram a pedir nossos produtos porque viam a demanda nas redes sociais. Foi o digital que abriu as portas do varejo”, diz.

Continua depois da publicidade

Hoje, a marca está em perfumarias, lojas de departamento e começou a abrir quiosques próprios para oferecer experiências presenciais. Ainda assim, a estratégia segue centrada no online. “Nosso maior investimento é no digital. Ele reflete em todos os canais, inclusive no físico”, reforça.

Para saber mais detalhes da história de empreendedorismo da Vizzela e da força das redes sociais para os negócios, veja o episódio completo no Level UP. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming.

Level UP

O Level Up é o mais novo programa do InfoMoney. Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP Inc., apresenta um bate papo descontraído com pessoas influenciadoras e relevantes em seus respectivos nichos, de diferentes segmentos de mercado, que potencializam seus negócios por meio das redes sociais pessoais. Confira novos episódios toda quarta-feira, às 19h.

Ler artigo completo