ANUNCIE AQUI
De Euronews
Publicado a 10/10/2025 - 20:49 GMT+2
PUBLICIDADE
A Bulgária foi atingida pelo mau tempo na sexta-feira passada, com neve na parte ocidental e chuvas torrenciais na parte oriental do país.
Três homens, incluindo dois socorristas, morreram num resort costeiro, em Elenite, província de Burgas, após as chuvas fortes terem causado inundações repentinas.
Foi declarado estado de emergência na sexta-feira nas regiões de Burgas, Montana e Pernik.
Uma semana depois, o estado de emergência na área balnear de Elenite, onde a situação é mais crítica, foi prolongado por sete dias, informou a Administração Regional de Burgas, citada pela agência de notícias búlgara (BTA).
Nas outras áreas do município de Nessebar, o estado de emergência foi levantado.
O ministro do Turismo, Miroslav Borshosh, salientou que três turistas polacos foram resgatados e retirados de Elenite e acredita que não há perigo para os turistas búlgaros ou estrangeiros nos resorts do Mar Negro.
Chuvas extremas num curto período de tempo
Na passada quinta-feira, o ministro do Interior, Daniel Mitov, alertou que informações oficiais do Sistema Europeu de Alerta de Inundações foram recebidas no dia anterior ao da tragédia "avisando sobre complicações climáticas previstas em algumas partes do país para 3 de outubro", informou.
Durante a noite, chuvas extremas foram registadas num curto período de tempo no sudeste da Bulgária.
Dezoito equipas, com um total de mais de 50 funcionários, estiveram a trabalhar na região de Burgas, disse o chefe do Centro Nacional de Operações, Kaloyan Donchev, da Direção-Geral de Segurança contra Incêndios e Proteção Civil, após uma reunião do centro de operações sobre a deterioração das condições meteorológicas.