Especialista sobre ataque em escola: Ceará não está dando conta de facções

há 1 semana 4
ANUNCIE AQUI

Dois adolescentes morreram após serem baleados no estacionamento de uma escola em Sobral, no interior do Ceará, na última quinta-feira (25). Em entrevista ao Agora CNN, José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública, disse que o estado enfrenta uma crise com índices de violência 80% superiores à média nacional nos últimos 10 anos.

A violência no estado tem se intensificado com a presença do CV (Comando Vermelho) e do TCP (Terceiro Comando Puro), que absorveu facções locais como os Guardiões do Estado.

O especialista enfatiza que o trabalho de inteligência, principalmente da Polícia Civil, precisa ser aprimorado no Ceará. "É necessário rastrear as lideranças, suas estratégias, as ameaças que essas facções representam sobre cada região, e o que fazer para neutralizar", explica.

Para Vicente, a presença de tropas especiais nas ruas para lidar com problemas não tem sido eficaz. Ele cita como exemplo o trabalho do Ministério Público em São Paulo, que tem obtido resultados mais efetivos no combate às facções por meio de investigações estratégicas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Ler artigo completo