ANUNCIE AQUI
PJ Godoy
19 de out, 2025, 09:32
'O maior jogo dos últimos tempos da última semana'. Andando pelo bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, não é difícil perceber que algo gigante se avizinha. Quis o destino que, às vésperas da semifinal da CONMEBOL Libertadores, o Rubro-Negro enfrentasse o Palmeiras em um duelo direto pelo Brasileirão.
Com ingressos esgotados, o embate deste domingo (19), a partir das 16h, vai muito além do gramado do Maracanã e reacende uma rivalidade que estremece as arquibancadas, os corredores e as ruas, cuja atenção pode até superar a de um torneio continental.
Já na manhã desse sábado (18), véspera do confronto pelo Brasileiro, era possível perceber camisas alviverdes entre os passageiros que desembarcavam no Aeroporto Santos Dumont. Com o setor visitante totalmente preenchido, a expectativa é que mais de 70 mil torcedores desloquem ao estádio Jornalista Mario Filho nesta tarde.
Diante deste cenário, o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) do Rio de Janeiro prepara uma ação conjunta com quase mil policiais, como adianta o tenente coronel Sandro Aguiar.
"O planejamento operacional se dá com base em ferramentas de análise que levam em conta os fatores que compõem o grau de risco da partida, como rivalidade entre as torcidas, previsão de público, dentre outros indicadores. A corporação empregará um efetivo de 860 policiais militares que estarão distribuídos em inúmeros pontos de acesso ao estádio", disse.
De acordo com a declaração dada com exclusividade ao ESPN.com.br, o efetivo disponibilizado para a partida supera, por exemplo, ao dos jogos entre Fluminense e Atlético-MG e Botafogo e São Paulo, que mediram forças na mesma noite em setembro do ano passado pelas quartas da Libertadores e mobilizaram cerca de 700 oficiais.
Para a partida deste domingo, uma escolta deverá ser disponibilizada para acompanhar os palmeirenses desde a chegada a fim de evitar eventuais conflitos ao longo do percurso. Um trabalho que é compatível a outras ações difundidas na cidade, como explica o comandante.
"O encontro dessas duas grandes equipes do futebol brasileiro exige que a corporação empregue todo esse esquema especial de policiamento que é semelhante ao utilizado nos clássicos locais, visando sempre a garantia da segurança dos torcedores. A torcida do Palmeiras será escoltada pela força policial desde a entrada e também quando da saída do estado", completou.
O Palmeiras entra na 29ª rodada na liderança, com 61 pontos, seguido do Flamengo, que tem 58. Resta saber quem levará a melhor no Maracanã.
Próximos jogos do Flamengo:
Palmeiras (C) - 19/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Racing (C) - 22/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Fortaleza (F) - 25/10, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Palmeiras:
Flamengo (F): 19/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
LDU (F): 23/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo do Disney+
Cruzeiro (C): 26/10, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão