Erik Spoelstra, do Miami Heat, será o técnico da seleção dos Estados Unidos neste ciclo olímpico

há 20 horas 2
ANUNCIE AQUI
  • Shams Charania9 de out, 2025, 18:37

    Fechar

      Shams Charania is a senior NBA insider for ESPN. Charania reports NBA news and information across ESPN platforms and also contributes to ESPN's exclusive coverage of the NBA draft. Charania has previously worked for FanDuel TV, Stadium, The Athletic, Yahoo Sports, RealGM and ChicagoNow. He is a Chicago native and graduated from Loyola University in 2017.

A federação estadunidense de basquete irá contratar o técnico do Miami Heat, Erik Spoelstra, para comandar a seleção, segundo fontes disseram à ESPN.

Assistente nas Olimpíadas de 2024, em Paris, Spoelstra irá substituir Steve Kerr na Copa do Mundo de 2027, no Catar, e nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Será a quarta edição seguida das Olimpíadas que os EUA trocarão de técnico: Mike Kryzewski, o 'Coach K', treinou a seleção em 2016, seguido de Gregg Popovich (2020/21) e Steve Kerr (2024). Em todos, os EUA ficaram com a medalha de ouro.

Foi Grant Hill, diretor técnico da seleção norte-americana, que decidiu por Spoelstra, mantendo o 'plano de carreira' da seleção através dos ciclos olímpicos: Steve Kerr era assistente de Popovich antes de assumir o comando. Agora, passará o bastão para Erik.

Como treinador, Spoelstra é bicampeão da NBA pelo Heat, além de quatro vezes vice-campeão. Técnico há mais tempo na mesma equipe em toda a NBA, é o 15° com mais vitórias em playoffs na história da liga e o maior vencedor da história do Miami.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024, os EUA venceram a França por 98 a 87 na final. Foi a quinta medalha de ouro consecutiva dos EUA no basquete masculino, e a 17ª na história dos jogos.

A seleção deve ter mudanças severas em relação ao elenco que foi ganhou em Paris. Kevin Durant, único quatro vezes campeão olímpico na história do basquete masculino olímpico, não descartou jogar mais uma vez em 2028. Mas Stephen Curry já indicou que Paris deveria ser sua única participação nos jogos, enquanto LeBron James terá 43 anos em Los Angeles.

Dos campeões olímpicos, Bam Adebayo, do Miami Heat, Jayson Tatum, do Boston Celtics, Anthony Davis, do Dallas Mavericks, e Devin Booker, do Phoenix Suns, têm boas chances de jogarem novamente em 2028, caso queiram continuar na seleção. Entre as prováveis estreias, se destacam Paolo Banchero, do Orlando Magic, Cade Cunningham, do Detroi Pistons, Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, e o novado Cooper Flagg, também dos Mavs.

Pela seleção feminina, a federação americana contratou Kara Lawson, treinadora da Universidade de Duke, para assumir o comando.

Ler artigo completo