Em meio a negociações com Trump, Lula critica protecionismo

há 2 meses 10
ANUNCIE AQUI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (23) uma agenda comercial multilateral e criticou o avanço do protecionismo nas relações internacionais, em discurso na Indonésia, onde foi recebido pelo presidente Prabowo Subianto.

A declaração ocorre às vésperas de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia.

“Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo”, disse Lula, ao lado de Prabowo, no Palácio Merdeka, em Jacarta.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

O brasileiro também voltou a defender transações comerciais em moedas locais, sem o uso do dólar. “A Indonésia e o Brasil têm interesse em discutir a comercialização entre nós dois com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar.”

De acordo com fontes dos dois governos, há disposição para uma reunião bilateral entre Lula e Trump no domingo (26), caso as agendas coincidam. Se confirmada, será o primeiro encontro presencial entre os líderes desde o início da crise diplomática provocada pelo tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros.

A visita de Lula à Indonésia marca o início de uma agenda asiática voltada à ampliação do comércio de proteína animal, ao reforço das parcerias ambientais e ao estreitamento diplomático com países do Sudeste Asiático.

Continua depois da publicidade

Nesta sexta (24), ele embarca para a Malásia, onde participará da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que reúne as principais lideranças da região.

Ler artigo completo