É o fim do PS4? Sony define data para ‘desligar’ acesso a PSN; veja o que muda

há 1 semana 4
ANUNCIE AQUI

O PlayStation 4 está com seus dias contados no que diz respeito aos serviços online. Documentos vazados pelo portal Insider Gaming revelam que o console, lançado em 2013, perderá acesso aos serviços vinculados à PlayStation Network (PSN) a partir do outono de 2026, afetando principalmente todos os jogos que forem comercializados após essa data.

De acordo com as informações divulgadas, o plano da Sony para a descontinuação gradual dos serviços do PlayStation 4 envolve o encerramento de seis funções principais da PSN. Entre elas estão recursos essenciais como usuários e perfis, filtros de palavras, armazenamento de títulos do usuário (TUS) e armazenamento menor de títulos (TSS), além de APIs relacionadas à mídia compartilhada e feed de atividades.

O que isso significa na prática para os proprietários do console? Os jogadores ainda poderão utilizar os títulos já existentes em suas bibliotecas e até mesmo adquirir novos jogos, porém diversas funcionalidades online estarão comprometidas. As restrições afetarão principalmente aspectos relacionados ao compartilhamento de conteúdo e interações entre perfis, embora a jogabilidade online básica deva ser preservada.

Console PlayStation 4 Slim preto com controle DualShock 4 sobre fundo azul abstrato com luzes neon cianoÉ o fim do PS4? Sony define data para 'desligar' acesso a PSN; veja o que muda 2

Esta mudança representa o início de um processo gradual de aposentadoria do PlayStation 4, que deve culminar, eventualmente, com o fim total do suporte à PlayStation Store para o console, impossibilitando a aquisição de novos títulos digitais. É importante ressaltar que esta é uma prática comum no ciclo de vida dos consoles, especialmente considerando que o PS4 completará 13 anos em 2026.

A decisão da Sony acontece em um momento em que o PlayStation 5 já completa quase cinco anos de mercado, tendo passado por diversas revisões de hardware, incluindo o recente lançamento do PS5 Pro. Além disso, rumores sobre o desenvolvimento do PlayStation 6 começam a ganhar força, sinalizando que a empresa japonesa já está de olho na próxima geração de consoles.

Para quem ainda possui e utiliza ativamente um PlayStation 4, este é um lembrete de que a tecnologia continua avançando e que, inevitavelmente, os fabricantes precisam direcionar seus recursos para plataformas mais recentes. Ainda assim, o console deve continuar funcional para jogos offline e alguns serviços básicos por um bom tempo após 2026.

Fonte: Insider Gaming

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

Livro com acabamento premium revela bastidores nunca vistos dos 30 anos do PlayStation

PlayStation 6 portátil vaza com desempenho acima do PS5 e do Xbox ROG Ally X

Ler artigo completo