Dividendos: 20 empresas com chances de fazer grandes pagamentos antes de tributação

há 2 meses 15
ANUNCIE AQUI

O novo projeto de lei que revê as regras do imposto de renda das pessoas físicas foi aprovado na Câmara dos Deputados e está sendo discutido no momento no Senado.

Entre as muitas disposições incluídas no projeto de lei, conforme aponta o BTG Pactual, uma elimina a isenção fiscal geral dos pagamentos de dividendos, que está em vigor desde 1996.

Por outro lado, os dividendos declarados em 2025 com base nos lucros obtidos este ano e em anos anteriores, ou seja, incluindo lucros acumulados e reservas de lucros, continuariam a ser abrangidos pela regra anterior, o que significa que não estariam sujeitos ao imposto de 10%.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Neste cenário, apontam os estrategistas do banco, seria natural supor que várias empresas poderiam decidir antecipar os pagamentos para evitar o imposto que se aproxima.

A equipe de estratégia do banco fez uma análise em busca de uma lista de empresas que podem ter mais chances de anunciar dividendos extraordinários relativamente grandes nos próximos meses.

Os analistas ficam de olho em algumas variáveis, como: i) se a empresa têm lucros acumulados / reservas de lucros consideráveis (em relação ao seu valor de mercado); ii) o nível de alavancagem em termos absolutos e em relação ao seu grupo de pares; iii) planos de investimento futuros; e iv) composição da base de acionistas, uma vez que a tributação varia dependendo dos acionistas.

Continua depois da publicidade

Neste sentido, o banco ressalta que os setores de serviços básicos, construtoras, telecomunicações e materiais básicos são os destaques. Os setores de serviços básicos e telecomunicações contribuem com quatro e três nomes, respectivamente. As construtoras e os materiais básicos também têm quatro nomes cada.

Para os especialistas, a lista de empresas em posição de anunciar dividendos extraordinários consideráveis é relativamente longa.

Os motivos são que o Brasil vem crescendo bem, os lucros têm sido sólidos, a alavancagem é baixa e os preços das ações estão deprimidos.

Assim, o banco destacou as empresas que estão em posição de anunciar pagamentos de dividendos extraordinários que podem render retornos entre 15% e 20%.

A lista inclui: Metalúrgica Gerdau (GOAU3), Unifique (FIQE3), Blau (BLAU3), Marcopolo (POMO4) e Eztec (EZTC3). Outros nomes que o banco acredita que podem render retornos na casa dos 15% incluem Copel (CPLE6) e Intelbras (INTB3).

O banco tem motivos para acreditar que todos os outros nomes da lista das 20 principais anunciarão yields (rendimentos) extraordinários superiores a 10%: Ambev (ABEV3), TIM (TIMS3), Eletrobras (ELET3), Direcional (DIRR3), Cyrela (CYRE3), Gerdau (GGBR4), Lavvi (LAVV3), Isa Energia (TRPL4), Energisa (ENGI11), C&A (CEAB3), PetroReconcavo (RECV3), Usiminas (USIM5) e Irani (RANI3).

Continua depois da publicidade

As 20 empresas com maior probabilidade de fazer grandes pagamentos:

SetorEmpresaProbabilidade Esperada de Pagamentos Extraordinários
ImobiliárioEZTC317%
ImobiliárioDIRR313%
ImobiliárioCYRE39-10%
ImobiliárioLAVV3> 10%
UtilitiesCPLE614%
UtilitiesISAE413%
UtilitiesENGI1111%
UtilitiesELET310%
TelecomunicaçõesFIQE319%
TecnologiaINTB313%
TelecomunicaçõesTIMS312%
Mineração e MetaisGOAU20%
Mineração e MetaisGGBR4> 10%
Mineração e MetaisUSIM5> 10%
Papel e CeluloseRANI3> 10%
Alimentos e BebidasABEV3> 10%
Bens de CapitalPOMO418%
VarejoCEAB3> 10%
SaúdeBLAU3> 10%
Petróleo e GásRECV38-13%

*Dívida líquida/EBITDA atual, sem considerar a distribuição de dividendos.
Fonte: Empresas e BTG Pactual

Os estrategistas também avaliam que existem alguns trades interessantes, com base na capacidade / intenção das empresas de pagar dividendos extraordinários.

Continua depois da publicidade

“Também sugerimos alguns trades com base na capacidade e intenção das empresas de pagar dividendos extraordinários. Algumas empresas não podem pagar dividendos extraordinários porque não têm reservas de lucros/lucros acumulados suficientes ou porque estão relativamente alavancadas”, aponta o BTG.

O BTG também aponta que não poder pagar dividendos extraordinários neste momento não tem nada a ver com a qualidade das empresas/negócios.

“Ainda assim, também em igualdade de condições, acreditamos que as empresas que anunciarem dividendos extraordinários consideráveis até o final do ano podem ter um desempenho melhor na bolsa do que empresas semelhantes que não terão capacidade para pagar”, avalia.

Continua depois da publicidade

O banco também aponta uma lista de algumas operações que acredita se enquadrarem nessa situação, que segue abaixo:

Lista de trades

Fonte: BTG Pactual

Continua depois da publicidade

Ler artigo completo