ANUNCIE AQUI
Felippe Scozzafave e Vinicius Garcia, do Rio de Janeiro (RJ)
10 de out, 2025, 14:25
Lucas Almeida é a história viva de transformação pelo esporte. O paulista de Sorocaba, ex-campeão do Jungle Fight, é mais um dos representantes do Brasil no UFC Rio, quando abrirá o card principal do evento ao enfrentar Michael Aswell.
O atleta iniciou a sua vida no mundo das lutas de uma forma curiosa, mas nem tão rara assim.
Conforme ele mesmo, Lucas sempre "gostou muito de briga" e decidiu transformar a raiva e a energia das ruas em técnica e profissão. Para isso, procurou uma academia que era perto de onde ele morava, e conheceu as artes marciais.
"Eu trabalhava em um lava-rápido e sempre fui muito briguento. Mas a luta mudou minha vida. A arte marcial mudou minha vida. Eu nunca mais briguei depois que comecei a treinar, nunca mais briguei na rua. Hoje sou faixa preta de muay thai e jiu-jitsu. E realmente a arte marcial mudou totalmente minha vida, hoje sou contra as brigas".
Conforme foi pegando gosto pelas lutas, Lucas então decidiu dar aulas com a ideia de passar mais tempo na academia. E mais do que treinar e se preparar para construir uma carreira no maior evento de MMA do mundo, ele hoje tenta devolver parte do que viveu ao bairro onde cresceu.
“Eu comecei um projeto social para ensinar luta para a criançada dentro do lava-jato. Mas um pouco depois eu não estava conseguindo terminar o projeto social porque eu estava precisando de dinheiro. Tive que mudar e dar aula onde eu recebia. Na época o meu irmão conversou comigo, que queria continuar o projeto. Mas ele não era graduado ainda. Aí eu conversei com meu mestre Valdir. O mestre aceitou, e deu aulas para ele. O tempo foi passando e hoje, na minha opinião, eu acho ele melhor que eu dando aula", explicou, se emocionando ao relembrar tudo o que passou.
"Tem um trabalho gigante lá no projeto social, com crianças carentes, com pessoas carentes. Eu fico feliz e orgulhoso demais. Tudo que a gente já passou no lava-rápido. Eu morei lá por
Presente no plantel do UFC desde 2022, Lucas é conhecido pelo estilo agressivo e pelo muay thai afiado — características que o fizeram campeão no cenário regional antes de chegar ao promotor. Aos 34 anos, o atleta soma temporadas de altos e baixos na organização, com duas vitórias em cinco aparições no octógono até aqui.
Na última vez em ação, Almeida foi superado por Danny Silva, em decisão dividida realizada em 1º de março de 2025 — um resultado que deixou o lutador com gosto de recomeço enquanto segue trabalhando para reencontrar a regularidade.
Programação UFC Rio
Card principal - início às 20h (de Brasília)
Peso-leve (até 70,3 Kg): Charles "do Bronx" Oliveira x Mateusz Gamrot
Peso-galo (até 61,2 Kg): Deiveson Figueiredo x Montel Jackson
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Vicente Luque x Joel Álvarez
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Jhonata Diniz x Mario Pinto
Peso-pena (até 65,7 Kg): Ricardo Ramos x Kaan Ofli
Peso-pena (até 65,7 Kg): Lucas Almeida x Michael Aswell
Card preliminar - início às 17h (de Brasília)
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Jafel Filho x Clayton Carpenter
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Vitor Petrino x Thomas Petersen
Peso-galo (até 61,2 Kg): Bia Mesquita x Irina Alekseeva
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Lucas Rocha x Stewart Nicoll
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Valter Walker x Mohammed Usman*
Peso-palha (até 52,1 Kg): Julia Polastri x Karolina Kowalkiewicz
Peso-galo (até 61,2 Kg): Luan Lacerda x Saimon Oliveira
*atleta se machucou e não participará do evento