ANUNCIE AQUI
Uso dos mesmos sistemas de IA poderia gerar comportamento de manada (Canva Pro / Montagem: Bruna Martins)
Reguladores financeiros globais delinearam planos para uma monitorização mais rigorosa dos riscos à medida que bancos e outras partes da indústria financeira aumentam o uso de inteligência artificial (IA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As preocupações levantadas pelas autoridades incluem o fato de que muitas instituições podem acabar utilizando os mesmos modelos de IA e o mesmo hardware especializado, o que pode levar a um comportamento de manada.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
“Essa forte dependência pode criar vulnerabilidades se houver poucas alternativas disponíveis”, disse o relatório do Financial Stability Board (FSB), o órgão de vigilância de riscos do G20.
Um estudo separado publicado pelo Bank for International Settlements (BIS) — o “banco central dos bancos centrais” — afirmou que há uma “necessidade urgente” de que bancos centrais, reguladores financeiros e autoridades supervisoras “melhorem sua atuação” em relação à IA.
“É necessário aprimorar suas capacidades tanto como observadores informados dos efeitos dos avanços tecnológicos quanto como usuários da própria tecnologia,” afirmou o BIS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE