Congo desbanca Nigéria e vai à repescagem por vaga na Copa do Mundo

há 1 semana 5
ANUNCIE AQUI
Nigéria perdeu para a República Democrática do Congo e deu adeus à chance de disputar a Copa do Mundo divulgação/X/@NGSuperEagles
  • ESPN.com.br

16 de nov, 2025, 22:03

A Copa do Mundo de 2026 terá uma baixa importante entre os países africanos. Presente em seis edições do Mundial, a Nigéria viu as suas chances de ir à edição co-sediada por Canadá, Estados Unidos e México irem por água abaixo depois de perderem nos pênaltis para a República Democrática do Congo, neste domingo (16), no Marrocos, em campo neutro, na repescagem africana.

Com bola rolando, os nigerianos abriram o placar logo aos 3 minutos, com gol do meia Frank Onyeka, do Brentford, mas cederam o empate no fim da primeira etapa, após Meschack Elia estufar as redes.

A definição então foi para os pênaltis, e o Congo contou com o brilho do goleiro Fayulu, que entrou no fim do jogo e pegou dos pênaltis, definindo a classificação a favor dos congoleses.

Agora, o Congo volta a campo em março de 2026 para a repescagem mundial, entre os dias 23 e 31 de março, quando seis seleções disputarão duas vagas para a Copa. Bolívia, Nova Caledônia também já estão classificadas, restando ainda um representante da Ásia e dois das Américas do Norte e Central - ainda a serem definidos.

Já a Nigéria, ficou de fora do Mundial pela segunda edição consecutiva. E mesmo com um dos times mais estrelados - e valiosos - do continente africano.

Para se ter noção, só o trio formado por Lookman, Chukwueze e Osimhen, que foi titular contra o Congo, vale junto 125 milhões de euros, segundo o site especializado em mercado do futebol Transfermarkt, cerca de R$ 769,6 milhões, nas cifras atuais.

Os nigerianos haviam goleado o Gabão por 4 a 1 na semifinal da repescagem africana, enquanto o Congo fez 1 a 0 em Camarões, outra seleção tradicional do continente que não estará na próxima Copa.

Ler artigo completo