ANUNCIE AQUI
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Master, citando o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e a ausência de um plano viável para sua recuperação.
Diante dessa situação, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) passa a ser responsável por ressarcir os credores do Banco Master, respeitando o limite máximo de cobertura estabelecido pelo fundo, que é de R$ 250 mil.
Mas como o cliente do banco afetado pode receber o valor? Confira o passo a passo abaixo:
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Como é o processo?
O pagamento dos valores aos clientes começa quando o Banco Central decreta a liquidação da instituição financeira.
Após o anúncio, o banco em liquidação deve enviar uma lista com os nomes dos credores e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para que o FGC processe os pagamentos. Esse trâmite pode levar, em média, 30 dias úteis a partir do decreto do BC.
Feito isso, o FGC libera, em cerca de 48 horas, a solicitação no aplicativo para que os credores (clientes do banco) cadastrem sua conta bancária e façam a validação da biometria e enviem os documentos necessários.
Continua depois da publicidade
Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo app, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada. O FGC promete agilidade, mas não estipula um prazo exato para o pagamento.
Preciso acionar o FGC ou sou pago automaticamente?
O ressarcimento não é imediato. É necessário baixar o aplicativo do FGC e fazer o cadastro. Depois disso, o FGC realiza o pagamento.
Nesta terça-feira (18), o cliente do Banco Master consegue apenas baixar e se cadastrar no app do FGC e indicar a conta que quer o ressarcimento dos valores mais para frente. Depois, numa segunda etapa do processo, após o FGC liberar, será possível solicitar efetivamente os valores a receber do Master.
Pagamento para Pessoa Física (PF)
A solicitação do pagamento para clientes pessoa física deve ser feita diretamente no aplicativo do FGC. No app, o cliente pode conferir as instituições em regime especial, solicitar o pagamento da garantia e receber notificações para acompanhar o andamento do pedido.
Etapas:
- Baixe o app e faça seu cadastro.
- Solicite o pagamento da garantia (essa etapa só é possível após o FGC receber a lista de credores).
Pagamento para Pessoa Jurídica (PJ)
Para empresas credoras, o representante legal deve solicitar a garantia do FGC pelo Portal do Investidor.
Continua depois da publicidade
Após o preenchimento das informações, o FGC envia um e-mail com os passos necessários para prosseguir.
O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança, vinculada ao mesmo CNPJ e em nome da empresa.

há 1 semana
5








Portuguese (BR) ·