Como Marcos Antônio foi de sonho do Flamengo a solução em meio à crise de identidade do São Paulo

há 2 semanas 9
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

5 de nov, 2025, 04:00

Alvo do Flamengo antes de fechar com o São Paulo, há pouco mais de um ano, Marcos Antônio hoje é um pilar do time de Hernán Crespo, sendo um dos principais jogadores do Tricolor na temporada de 2025.

O meio-campista de 25 anos era um 'sonho' rubro-negro, mas acabou do outro lado do duelo desta quarta-feira (5), entre São Paulo e Flamengo, pelo Brasileirão.

Emprestado junto à Lazio, da Itália, até 30 de junho de 2026, Marcos Antônio terá que ser comprado pelo Tricolor após cumprir metas estabelecidas ao prorrogar o empréstimo. O clube do Morumbis pagará o valor de 4 milhões de euros, equivalente a R$ 25 milhões na cotação atual, em um prazo de três anos, a partir de 2026.

A negociação é vista com bons olhos internamente, porque, dessa forma, a compra não entraria no já apertado orçamento desta temporada. Por normas do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), o clube tricolor não pode estourar o plano financeiro.

Alvo do Flamengo parou no São Paulo e virou titular absoluto

Acompanhado pelo scout do Rubro-Negro por muito tempo antes de fechar com o São Paulo, o meio-campista enchia os olhos da equipe carioca.

Destaque da seleção brasileira de base, com passagens por sub-17, sub-20 e sub-23, Marcos Antônio foi campeão do Sul-Americano sub-17 ao lado de Vinicius Jr. e saiu do Athletico-PR cedo, antes mesmo de subir ao profissional, em 2018, para se juntar ao Estoril, de Portugal.

Em solo lusitano, Marcos Antônio chegou para reforçar o time sub-23 do Estoril, mas logo subiu para o profissional e fez a sua estreia. Foram seis jogos, porém, nenhum gol ou assistência.

Em 2018/19, foi para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde ficou por quatro anos. Foram 102 jogos, com oito gols e cinco assistências registradas.

Em 2022, foi comprado pela Lazio. A passagem pela Itália, porém, durou pouco tempo. Foram 22 jogos, com um gol e uma assistência. Na última temporada europeia, foi emprestado ao PAOK, da Grécia. Em 17 gols, registrou três gols.

De volta ao Brasil desde a segunda metade de 2024, ele foi lutando por espaço com Luiz Zubeldía, assumiu e titularidade do time e hoje é essencial para Crespo no São Paulo, sendo uma das referências técnicas da equipe e alvo de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira.

Se Oscar frustrou as expectativas na temporada de retorno ao futebol brasileiro, foi o camisa 20 quem assumiu essa vaga no time, jogando como um terceiro homem de meio-campo e podendo flutuar entre volante e um verdadeiro meia. Com muita qualidade no passe e na saída de bola, Marcos Antônio hoje é figura certa entre os 11 do São Paulo em qualquer partida e ausência muito sentida quando não joga, como na eliminação da CONMEBOL Libertadores, para a LDU.

Para muitos tricolores, com ele em campo as coisas poderiam caminhar de outra maneira, com o time ao menos competindo para buscar virar o resultado ruim da ida em Quito.

Um dos mais regulares de um elenco que sofreu muito com lesões e altos e baixos, Marcos Antônio deve fazer nesta quarta-feira, contra o Flamengo, seu 39º jogo em 2025.

Dirigente da Lazio explica por que São Paulo superou Flamengo na briga

O clube carioca foi o primeiro a mostrar interesse, mas não conseguiu fechar negócio. Segundo apurou a ESPN, o jogador é são-paulino, o que também pesou no negócio. De acordo um dirigente da equipe italiana, outro fator foi fundamental.

“Eles apenas falavam os números. Nunca nos enviaram um papel timbrado do clube. Era apenas por meio dos empresários e na palavra. O São Paulo botou no papel, aceitamos, ele (jogador) aceitou e fechou. Foi isso”, afirmou o cartola do clube italiano, que não teve o nome revelado, ao jornalista Venê Casagrande.

Próximos jogos do São Paulo:

Próximos jogos do Flamengo:

Ler artigo completo