ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
24 de out, 2025, 06:00
Após Pedro sofrer uma fratura no antebraço e ter presença incerta contra o Racing, na próxima quarta-feira (29), na Argentina, pela volta da CONMEBOL Libertadores, Filipe Luís quebra a cabeça para montar o ataque do Flamengo.
Até a partida de ida, Bruno Henrique vinha sendo a primeira opção para substituir o camisa 9. No entanto, após a vitória por 1 a 0 no Maracanã, o camisa 27 revelou ter feito um pedido ao treinador: não atuar mais de centroavante.
“Não é minha posição, todo mundo sabe. Deixei claro para o Filipe que quero ajudar o grupo, mas em outra posição que não seja a de 9, porque nós temos o melhor centroavante do Brasil, o Pedro, de seleção brasileira. Ele está super bem. Filipe entende que é o momento dele também”, disse o jogador.
Vale lembrar que Gabigol, em 2023, vivenciou uma situação parecida no Flamengo. Depois de ano sem atuar junto com Pedro, o herói da Libertadores 2019 faturou o tri da América em 2022 fazendo dupla com o atual camisa 9, isso sob o comando de Dorival.
No entanto, no ano seguinte, já com Vítor Pereira no comando, Gabigol acumulou atuações ruins e, publicamente, revelou um pedido feito a VP: voltar a atuar como centroavante, deixando de ser uma dupla com Pedro. A situação, meses depois, gerou um incômodo interno.
Vítor Pereira de início colocou Gabigol no banco e o próprio atleta admitiu que a reserva era algo estranho. Depois, com a queda do português, 'sobrou' para Pedro na disputa pelo ataque. Pedro acabou barrado por Sampaoli e, sem espaço, era pouco utilizado pelo argentino. Tempo depois, acabou sendo covardemente agredido por um preparador físico da comissão de Sampaoli - o profissional foi desligado.
A situação mudou com a chega de Tite, que barrou Gabigol e voltou a dar chances a Pedro. E tal cenário criou outra crise: a de Gabi com o antigo treinador e que só foi acalmada após a chegada de Filipe Luís - Pedro havia se machucado meses antes.
Ou seja, a posição de centroavante vem causando uma crise interna no Flamengo há algum tempo. Com Bruno Henrique, o cenário não é turbulência, mas causa uma interrogação na cabeça de Filipe Luís, que vive um dilema.
Escalar o atacante que não quer atuar na função ou modificar o sistema? Abaixo, o ESPN.com.br lista os cenários possíveis.
A primeira é de fato bancar Bruno Henrique como '9' mesmo com atleta dizendo que não quer ser centroavante em disputa com Pedro.
Caso Filipe não queira Bruno Henrique no setor, o comandante tem algumas opções. E uma delas passa pelo 'coringa' Carrascal. Nome do jogo contra os argentinos, ele tem a virtude de fazer todas as funções ofensivas.
Assim, poderia fazer uma dupla com Arrascaeta no ataque, abrindo vaga na ponta esquerda. Se essa for a opção, Samuel Lino entraria no setor.
Uma outra opção seria deslocar Luiz Araújo da direita para a esquerda. Com isso, Plata seria o escolhido para atuar aberto na ponta direita.
Caso Filipe Luís opte pela manutenção de Carrascal pela esquerda e sem Bruno Henrique como referência, Plata pode atuar como falso nove.
Até lá, Filipe Luís tem a partida contra o Fortaleza, fora de casa, valendo a ponta do Brasileirão. Segundo colocado na tabela, o Flamengo tem 61 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, mas atrás por causa de uma vitória a menos.
Próximos jogos do Flamengo:
Fortaleza (F): 25/10, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Racing (F): 29/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Sport (C): 01/11, 21h (de Brasília) - Brasileirão

há 1 mês
9








Portuguese (BR) ·