Como CBF pensa em escalar arbitragem de Flamengo x Palmeiras

há 1 dia 2
ANUNCIE AQUI

play

José Boto dispara contra arbitragem e compara com Europa: 'Erram sempre e não se passa mais nada' (3:19)

Flamengo perdeu para o Bahia fora de casa em jogo marcado por polêmicas (3:19)

  • Luciano Borges

8 de out, 2025, 12:54

Com troca de farpas públicas e tensão nos bastidores, Flamengo e Palmeiras estarão frente a frente no próximo dia 19 de outubro, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com as equipes empatadas na liderança da competição – os paulistas levam vantagem pelos critérios de desempate -, a preocupação com a arbitragem para a partida ganhou força.

“Isenta. Eu é sempre o que espero”, afirmou uma fonte ligada ao Rubro-Negro à ESPN sobre a expectativa em relação à atuação dos árbitros na partida.

Segundo apurou a ESPN, a Comissão de Arbitragem da CBF tem um critério definido para os nomes que serão escolhidos para Flamengo x Palmeiras: “Os melhores da competição”, disse uma fonte ouvida pela reportagem.

Essa definição seguirá notas de desempenho e avaliações dos últimos 90 dias.

Como a ESPN revelou nesta quarta-feira (08), José Boto, diretor técnico do Flamengo, será convocado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para prestar esclarecimentos após declarar à imprensa que “o que acontece em outros campos deixa suspeitas”.

A demanda do órgão acontece na esteira de outros casos semelhantes de insinuações sobre a arbitragem em competições nacionais como o empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo, pagou uma multa de R$ 1 milhão ao STJD para encerrar um processo que respondia por ter feito acusações - segundo o Tribunal, sem provas - sobre possíveis manipulações no futebol brasileiro.

Quem também acabou punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi João Martins, auxiliar técnico de Abel Ferreira no Palmeiras. O português recebeu três jogos de suspensão em julgamento na 1ª Comissão Disciplinar após dizer, em junho de 2023, que “é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar duas vezes”.

Nos bastidores, segundo apurou a ESPN, pessoas ligadas ao dirigente do Flamengo admitiram desconforto em relação à demanda da Procuradoria do STJD ter chegado ao conhecimento de José Boto pela imprensa.

A reportagem soube ainda que o clube da Gávea admite ter pouca clareza sobre como será a “temperatura” em campo entre os atletas após sucessivos episódios de rusgas institucionais nas últimas semanas.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Flamengo:

Ler artigo completo