Claro adere ao Procon-SP Racial e formaliza ações contra discriminação no atendimento

há 1 semana 6
ANUNCIE AQUI

A Claro assinou hoje, 17 de novembro de 2025, o termo de adesão ao Procon-SP Racial, iniciativa conduzida pelo Procon-SP em parceria com a Fundação e a Universidade Zumbi dos Palmares. O programa estabelece princípios e práticas para prevenção e enfrentamento do racismo nas relações de consumo no estado.

claro procon-sp racialNa foto, o representante da Universidade Zumbi dos Palmares, Ricardo Brito, o diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho e Vera Renno, diretora de Ouvidoria da Claro (Crédito: Divulgação Procon-SP)

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as empresas signatárias assumem obrigações para reforçar a proteção ao público e orientar ambientes de atendimento. No caso da Claro, o termo prevê a instalação de placas com os dez princípios do programa em locais de grande circulação, além da divulgação dos materiais em canais institucionais digitais.

Ações previstas incluem capacitação e orientação a fornecedores

A operadora também se comprometeu a recomendar que colaboradores participem do curso gratuito de letramento racial oferecido pelo programa e a incentivar fornecedores e parceiros a adotarem as mesmas diretrizes. Outras iniciativas serão incorporadas conforme o cronograma estabelecido com o Procon-SP.

O diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, afirmou: “A adesão da Claro ao Procon-SP Racial, além de promover a diversidade e a equidade entre seus milhares de colaboradores, dará ainda mais visibilidade ao programa, que é essencial para a harmonia nos ambientes onde acontecem as relações de consumo e, claro, em toda a sociedade”.

O representante da Universidade Zumbi dos Palmares, Ricardo Brito, declarou: “A Zumbi dos Palmares celebra a assinatura, pela Claro S.A., do Termo Voluntário de Adesão no combate ao racismo nas relações de consumo — um compromisso que reafirma a responsabilidade social das empresas e fortalece a luta por respeito, equidade e dignidade nas experiências de todos os consumidores.”

Operadora destaca compromisso institucional

A diretora de Ouvidoria da operadora, Vera Renno, afirmou: “A Claro reafirma seu compromisso com as melhores práticas de relacionamento com os consumidores ao aderir ao programa Procon-SP Racial. Essa iniciativa reforça nosso compromisso genuíno com a equidade e o respeito a todas as pessoas.”

Com a assinatura, a Claro integra o grupo de empresas de telecomunicações que aderiram ao programa, que lista dez princípios relacionados ao tratamento digno, à vedação de discriminação e ao respeito nas relações de consumo. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo