Cisco lança roteador de até 51,2 Tbps para tráfego de IA entre data centers

há 10 horas 1
ANUNCIE AQUI

A Cisco lançou um novo sistema de roteador projetado para interconectar data centers, focando nas crescentes cargas de trabalho de inteligência artificial. O roteador é construído com base no novo chip Silicon One – P200 e alcança velocidades de 51,2 terabits por segundo (Tbps)

A empresa destaca que o rápido crescimento da IA tem levado os data centers a enfrentar gargalos de desempenho, limitações energéticas e de espaço, exigindo que as cargas sejam distribuídas entre múltiplos data centers (scale-across).

Em busca de suportar esse tráfego que o novo equipamento oferece a nova velocidade, além de proteção em todos os níveis, criptografia com algoritmos resilientes a ataques pós-quânticos e integração com plataformas de observabilidade para monitoramento contínuo.

Com o chip que suporta a solução, o sistema oferece ainda buffer profundo para absorver picos de tráfego de treinamento de IA e é programável para suportar novos protocolos sem a necessidade de upgrades caros de hardware.

O roteador 8223 estará inicialmente disponível para implementações open-source SONiC, com o IOS XR a ser lançado em breve, visando garantir a flexibilidade arquitetônica exigida pelas infraestruturas de IA atuais.

Ler artigo completo