China afasta altos oficiais militares enquanto Xi amplia combate à corrupção

há 3 meses 36
ANUNCIE AQUI

A China expulsou dois dos mais altos oficiais militares do Partido Comunista, incluindo um membro do Politburo, enquanto o presidente Xi Jinping amplia sua campanha anticorrupção.

He Weidong, um dos dois vice-presidentes da Comissão Militar Central liderada por Xi, foi considerado culpado de violar as disciplinas e leis do partido, segundo um comunicado do Ministério da Defesa. Ele é o primeiro membro do Politburo a ser expulso desde que o ex-chefe do partido em Chongqing, Sun Zhengcai, foi investigado em 2017.

Ele estava entre nove altos oficiais militares alvos de purgas tornadas públicas na sexta-feira (17), incluindo o ex-comissário político da Comissão Militar Central, Miao Hua. O anúncio ocorreu poucos dias antes do chamado quarto plenum, quando os principais líderes do partido se reunirão em Pequim para discutir um plano econômico e mudanças de pessoal.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Os outros oficiais militares expulsos são:

  • He Hongjun, ex-vice-diretor executivo do Departamento de Trabalho Político da Comissão Militar Central
  • Wang Xiubin, ex-vice-diretor executivo do Centro de Comando de Operações Conjuntas da Comissão Militar Central
  • Lin Xiangyang, ex-comandante do Comando do Teatro Oriental, cuja jurisdição inclui Taiwan
  • Qin Shutong, ex-comissário político da Força Terrestre
  • Yuan Huazhi, ex-comissário político da Marinha
  • Wang Houbin, ex-comandante da Força de Mísseis
  • Wang Chunning, ex-comandante da Força de Polícia Armada

Juntos, foram acusados de “graves violações da disciplina do partido” e “suspeita de crimes graves relacionados ao dever, envolvendo somas excepcionalmente grandes de dinheiro”, segundo o comunicado. “A natureza de suas infrações é extremamente séria, e o impacto é profundamente prejudicial”, acrescentou o Ministério da Defesa.

A decisão sugere uma grande reestruturação no Exército de Libertação Popular que começou quando Xi demitiu oficiais da Força de Mísseis por corrupção que, acredita-se, comprometeu as capacidades dos mísseis chineses. A repressão desde então incluiu uma dúzia de altos oficiais, incluindo dois ex-ministros da Defesa e oficiais seniores da Força de Mísseis e da indústria aeroespacial.

Continua depois da publicidade

A ampliação do expurgo o torna a maior desde o fim do governo de Mao Tsé-Tung
em 1976, e indica que a corrupção foi encontrada em diferentes partes do Exército. Pequim provavelmente anunciará substitutos para He e Miao na reunião do partido na próxima semana.

A investigação também faz de He o primeiro vice-presidente militar fardado a ser expulso desde He Long em 1967. Ele foi visto pela última vez em público em 11 de março, quando participou da cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo em Pequim. Ele faltou a um evento de plantio de árvores no início de abril, que normalmente é frequentado por ambos os vice-presidentes militares.

© 2025 Bloomberg L.P.

Ler artigo completo