ANUNCIE AQUI
Mais de 500 sites e aplicativos apresentam instabilidade nesta terça-feira (18) em meio a problemas no serviço de distribuição de conteúdo em nuvem da Cloudflare. Entre os sistemas impactados, estão o X (antigo Twitter), ChatGPT e outros sistemas da OpenAI e até mesmo bancos e aplicativos de saúde, como Gympass.
Um porta-voz da Cloudflare disse ao CNBC, portal de notícias americano, que a empresa observou um “pico de tráfego incomum” em um de seus serviços por volta das 7h20 (horário de Brasília), fazendo com que parte do tráfego que passava por sua rede apresentasse erros. As causas ainda não foram esclarecidas.
A falha acontece menos de um mês após a queda dos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS).
Continua depois da publicidade
Já o site Down Detector identificou que os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília), em que os números de reclamações sobre a Cloudflare, X e Amazon Web Services (AWS) atingiram seu pico.
É importante destacar que serviços de nuvem fazem a ponte entre os usuários de aplicativos ou plataformas online com os serviços digitais de empresas. No caso do AWS, por exemplo, a infraestrutura sustenta milhões de sites e plataformas, oferecendo servidores, capacidade de processamento e armazenamento em nuvem para as maiores empresas do mundo.
Qualquer falha em sua rede, assim como a Cloudflare, costuma ter impacto amplo na internet. A empresa com instabilidade hoje é responsável por proteger cerca de 20% da web em todo o mundo.
Quedas do ChatGPT e X
Para diversos usuários que tentaram utilizar a plataforma de inteligência artificial generativa (IA), a seguinte mensagem aparecia na tela: “Desbloqueie Challenges.Cloudlfare.com para prosseguir”.
Outros sistemas da OpenAI, como Sora, também apresentavam instabilidade nesta manhã.
No caso do X, a rede social não carregava a página e apresentava a mensagem “Ocorreu um erro” para os usuários.
Continua depois da publicidade
Em atualização desta reportagem, o próprio site do Down Detector apresenta instabilidades, também com a mensagem “Desbloqueie challenges.cloudflare.com para continuar”.
O que diz a Cloudflare?
Na última atualização, às 10h58 (horário de Brasília), a empresa afirmou que segue investigando o problema e que seguem observando a recuperação dos serviços.
Mais cedo, usuários de Londres tiveram o acesso bloqueado, porém a plataforma indicou que já realizou alterações que permitiram a recuperação do Cloudflare Access e do WARP.
Continua depois da publicidade
O site de status do serviço de nuvem indicou que o provedor de portal de suporte está enfrentando problemas técnicos, e, por isso, os clientes podem encontrar erros ao visualizar ou responder a chamados de suporte.
“As respostas às solicitações dos clientes não foram afetadas, e eles ainda podem entrar em contato conosco via chat ao vivo (planos Business e Enterprise) pelo painel do Cloudflare ou pela linha telefônica de emergência (planos Enterprise). Estamos trabalhando em conjunto com nosso provedor terceirizado para entender o impacto total e mitigar esse problema”.
Relembre a falha da AWS
Uma interrupção na Amazon Web Services (AWS) afetou a internet global há cerca de um mês, no dia 20 de outubro, o que gerou um colapso de serviços de sites como Amazon, Facebook, Snapchat, bem como plataformas financeiras e até mesmo companhias aéreas e videogames.
Continua depois da publicidade
Relatos de instabilidade começaram por volta das 4h (horário de Brasília), segundo o Downdetector, que monitora serviços online. Às 6h30, a AWS disse que seus sistemas estavam se recuperando e que muitos sites e aplicativos já voltavam ao ar.
A empresa atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço que oferece armazenamento de banco de dados e capacidade de processamento para sites.

há 1 semana
3







Portuguese (BR) ·