ChatGPT corrige bug do travessão que insistia em aparecer nos textos

há 1 semana 7
ANUNCIE AQUI
Arte com o logotipo da OpenAI em um fundo de cor verde. Na parte inferior direita, o logotipo do "tecnoblog".ChatGPT corrige bug do travessão que insistia em aparecer nos textos (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

  • OpenAI atualizou ChatGPT para este seguir instruções de não usar travessão (—) nos textos gerados;
  • Sam Altman anunciou correção, afirmando que ChatGPT agora respeita instruções personalizadas sobre o uso de travessões;
  • Até então, era comum o ChaGPT não seguir orientação de não aplicar travessões.

É curioso como o travessão (—) passou a ser evitado por muita gente que não quer que seus textos sejam confundidos com os gerados por IAs generativas. Mais curioso ainda é que, para outras pessoas, o ChatGPT vinha ignorando as instruções sobre não usar esse sinal de pontuação. Isso mudou, segundo a OpenAI.

Que fique claro desde já que não há nada de errado com o travessão. Esse elemento pode ser empregado em um texto para várias finalidades, como isolar ou destacar uma frase.

O problema é que o travessão aparece com tanta frequência nos textos gerados pelo ChatGPT que muita gente associa o sinal a um conteúdo produzido por IA — não é incomum encontrar comentários sobre isso nas redes sociais (aqui, o uso do travessão foi uma decisão minha, só para não deixar dúvidas).

Em outro extremo, muita gente passou a criar prompts que orientam o ChatGPT a gerar textos sem o uso de travessão. Mas, não raramente, o sinal de pontuação aparecia mesmo quando essa instrução era dada de modo claro.

O problema era tão recorrente que a própria OpenAI tratou de buscar uma solução. E conseguiu. O próprio Sam Altman fez o anúncio nesta sexta-feira (14/11) usando o X:

Pequena, mas feliz vitória:

Se você disser para o ChatGPT não usar travessões nas suas instruções personalizadas [prompts], ele finalmente fará o que deveria!

Sam Altman, CEO da OpenAI

Travessão em um texto do ChatGPTTravessão em um texto do ChatGPT (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O travessão não foi abolido pelo ChatGPT

A correção feita pela OpenAI não significa que o travessão deixou de ser usado pelo ChatGPT. Isso somente ocorrerá se o usuário der essa instrução ao usar o serviço.

A OpenAI só não explicou o que fazia o ChatGPT ignorar esse tipo de instrução.

Essa não é a única novidade recente da ferramenta. O ChatGPT também começou a suportar conversas em grupo (com mais de uma pessoa ao mesmo tempo). Mas, no momento, esse recurso está em teste em alguns poucos países.

Ler artigo completo