ANUNCIE AQUI
Pedro Ivo Almeida
24 de nov, 2025, 15:45
A proposta do Flamengo de incluir a proibição do uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro não será incluída pela CBF no projeto de fair play financeiro.
Segundo apurou a ESPN, a entidade entende que o pedido não passa de uma mais uma provocação dos rubro-negros ao Palmeiras, que usa o sintético em seu estádio.
No dia 10 de novembro, o clube carioca enviou à CBF dez propostas que gostaria de ver no projeto de fair play financeiro. Entre elas, uma relacionada especificamente ao uso de gramado artificial no país.
''Proibição de Gramados Artificiais: os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas'', divulgou o Flamengo.
Nesta quarta-feira (26), o projeto de fair play financeiro será apresentado pela CBF em São Paulo. O veto de gramados sintéticos, porém, não será incluído na pauta.
Isso porque, de acordo com apuração da reportagem, o Grupo de Trabalho criado pela entidade para tratar o assunto entende que esse tipo de abordagem não cabe no projeto e não deve ser levado a um debate político, uma vez que se trata de algo de caráter técnico e que precisa ser comandado pelo departamento de competições.
A visão do grupo é a mesma do Palmeiras, que também entendeu que a abordagem deste tópico não condiz com uma proposta de fair play financeiro, além de ser uma tentativa de enfraquecimento de um rival direto na briga pelos principais títulos do futebol brasileiro e da CONMEBOL Libertadores.
A relação entre Palmeiras e Flamengo está bastante estremecida nos bastidores, principalmente por conta dos processos judiciais envolvendo os dois clubes e a Libra, bloco responsável pela venda dos direitos de transmissões.
O projeto de fair play financeiro elaborado pelo Grupo de Trabalho será apresentado detalhadamente nesta quarta-feira. Um dia antes, o Flamengo pode se sagrar campeão brasileiro se vencer o Atlético-MG em Belo Horizonte e o Palmeiras perder para o Grêmio em Porto Alegre. Já no sábado, dia 29, flamenguistas e palmeirenses disputam a grande final da Libertadores, em Lima, no Peru, com transmissão do Disney+.
Próximos jogos do Flamengo:
Red Bull Bragantino (C) - 22/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (F) - 25/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (N) - 29/11, 18h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão no Disney+
Próximos jogos do Palmeiras:
Grêmio (F): 25/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (N): 29/11, 18h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo do Disney+
Atlético-MG (F): 03/12, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão

há 8 horas
1








Portuguese (BR) ·