ANUNCIE AQUI
De Evelyn Ann-Marie Dom & AP
Publicado a 25/10/2025 - 17:37 GMT+2
A independente de esquerda Catherine Connolly obteve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais irlandesas, depois de a sua adversária de centro-direita, Heather Humphreys, ter admitido a derrota no sábado à tarde.
Catherine Connolly será uma presidente para todos nós, será a minha presidente e gostaria de lhe desejar as maiores felicidades", declarou Humphreys, felicitando-a pela sua vitória.
A contagem dos votos decorreu no sábado, com os primeiros resultados a mostrarem que Connolly tinha uma vantagem substancial para suceder ao Presidente da República da Irlanda cessante, Michael D. Higgins.
A maioria dos partidos de esquerda, incluindo o Sinn Féin, o Partido Trabalhista e os social-democratas, manifestou o seu apoio à candidata, que tem sido uma legisladora independente desde 2016.
Connolly, de 68 anos, tem sido uma forte crítica da União Europeia e dos Estados Unidos e denunciou os planos da UE para aumentar as despesas militares. Também tem criticado abertamente Israel por causa da sua ofensiva em Gaza. A antiga advogada ganhou apoio entre os jovens eleitores depois de ter responsabilizado a política governamental pela crise da habitação.
Inicialmente, três candidatos estavam na corrida para se tornarem o décimo presidente do país. No entanto, Jim Gavin, o candidato do partido Fianna Fáil do Primeiro-Ministro Micheál Martin, retirou-se da corrida devido a uma disputa financeira que remonta a 2009. Apesar da sua desistência, o nome de Gavin permaneceu no boletim de voto.
Os presidentes irlandeses representam o país na cena mundial, recebem chefes de Estado visitantes e têm poderes constitucionais específicos.









Portuguese (BR) ·