Carbogas lidera segmento de carretéis para extração de petróleo

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI


Fundada em 1979 por Roberto Infiesta Junior, a Carbogas iniciou no setor de equipamentos termoquímicos, com tecnologia própria para gaseificação do carvão mineral. O pioneirismo abriu caminho para novos mercados e consolidou a reputação da companhia.

No início dos anos 2000, a empresa direcionou sua atuação para a fabricação de carretéis  para acondicionamento de tubos utilizados na exploração de petróleo. Após crescer no segmento, a Carbogas enfrentou o momento mais desafiador da sua história durante a crise do setor de Óleo & Gás, em 2015. 

Passada a tempestade, a companhia se consolida como a maior fabricante nacional de carretéis  metálicos de grande porte para o mercado de exploração de petróleo, e tem a Petrobras como maior cliente. Com faturamento de R$ 200 milhões por ano, o negócio detém 70% do market share no segmento.

Continua depois da publicidade

Mudança de segmento

Com sede em Mauá (SP) e unidade de montagem em Niterói (RJ), a empresa se diferencia por promover projetos personalizados e dominar toda a cadeia produtiva dos carretéis – da produção de componentes, à montagem final.

Para chegar nesse nível de expertise, a Carbogas promoveu uma transformação do modelo de negócio, no início dos anos 2000 ao ajustar o foco somente na produção de carretéis metálicos. O movimento foi liderado por Luiz Roberto Infiesta, filho mais velho de Roberto Infiesta Jr ,  que começou a trabalhar na companhia em 1995. 

A nova posição da empresa se deu em sintonia com a expansão do setor de petróleo no Brasil. Em 2011, com o avanço da exploração em águas profundas, os carretéis produzidos cresceram de tamanho. 

Essas estruturas, que podem chegar à altura de um prédio de cinco andares e suportar até 600 toneladas de carga , são essenciais para a retirada de petróleo em operações  ‘’offshore.’’

Continua depois da publicidade

Em meio ao aumento de demanda pelo produto, a Carbogas expandiu sua capacidade produtiva e passou a entregar até 100 carretéis por ano, um a cada três dias e meio. Essa produtividade elevada reflete não apenas investimento em equipamentos e maquinário, mas também a formação de uma equipe altamente especializada, o que garante eficiência em toda a cadeia de produção.

Momento desafiador

A trajetória, porém, não esteve livre de obstáculos. Em 2015, no auge de sua capacidade produtiva, a empresa foi atingida pela crise desencadeada pela Operação Lava Jato, que reduziu drasticamente os investimentos em petróleo e gás. 

Em apenas dois meses, o quadro de funcionários encolheu de 400 para 30 pessoas, o que obrigou Luiz Roberto a vender imóveis pessoais para manter a operação ativa. Durante quatro anos, a Carbogas permaneceu em compasso de espera, sobrevivendo com resiliência em um dos períodos mais difíceis de sua história.

Continua depois da publicidade

“Nessa época desafiadora, me identifiquei muito com a atividade da gestão do negócio. Estudei maneiras de lidar com a crise, negociar, ter empatia. Aprendi, sofrendo, a ser um bom gestor, e essa dificuldade foi valiosa para a minha formação como empresário, porque hoje não tenho medo de nada”, relembra Luiz Roberto

Ponto de virada

A retomada veio em 2019, quando o mercado de Óleo & Gás voltou a investir em grande escala. A Carbogas, então a única fabricante nacional de grandes carretéis, foi procurada por antigos clientes e aproveitou o momento para redesenhar a política comercial. 

A empresa passou a exigir pagamento antecipado das encomendas, uma mudança que aumentou a segurança financeira e impulsionou o lucro . Seus diferenciais competitivos – aliados à impossibilidade de importação dos carretéis devido ao grande volume – facilitou as novas negociações com os clientes e  consolidou a empresa como líder do segmento no país.

Continua depois da publicidade

Mercado aquecido

Já reestruturada, a Carbogas fechou, em 2023, um contrato estratégico com um parceiro de longa data – firmado na base da confiança e com o maior pagamento adiantado da história da companhia. 

Com os recursos, Luiz Roberto elevou a capacidade de produção para 150 carretéis por ano. Hoje, a companhia atende oito grandes clientes, incluindo a Petrobras, e projeta ampliar ainda mais o volume.

Luiz acredita que a demanda nacional pode chegar a mil bobinas de grande porte   nos próximos ciclos, o que abre espaço para novos modelos de negócio, como o aluguel dos carretéis e a otimização de serviços especializados.

Parceria com a XP

Para sustentar o crescimento acelerado, a Carbogas conta com a assessoria da XP em gestão de caixa, estruturação de investimentos e estudo de novas formas de captação. 

A relação com a XP vai além da empresa. Luiz Roberto também passou a investir como pessoa física com apoio da corretora. “Sou conservador, novato no mercado financeiro e confio na Jacqueline para me guiar nesse caminho. Admiro muito o trabalho da XP e do Guilherme Benchimol, que me recebeu pessoalmente e ouviu com atenção a história da Carbogas”, afirma o CEO. 

“Essa parceria reflete a busca da companhia por aliar inovação produtiva a soluções financeiras sólidas para garantir competitividade no longo prazo”, pontua Jacqueline. 

Mais informações sobre os produtos da Carbogas podem ser acessadas no site. 

Ler artigo completo