Câmara aprova projeto para acabar com shutdown mais longo da história dos EUA

há 2 meses 28
ANUNCIE AQUI

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (12) um projeto que põe fim ao shutdown do governo. O projeto agora segue para sanção do presidente Donald Trump, que deve assinar a lei ainda nesta quarta.

Este foi o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos. A paralisação durou um total de 43 dias.

O placar da votação foi 222 a 209. Dois republicanos votaram contra o projeto, enquanto apenas 6 democratas foram favoráveis.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O texto já havia sido aprovado no Senado na segunda-feira (10). Antes desta votação, 14 textos que tentavam encerrar o shutdown já haviam sido rejeitados no Senado.

O shutdown acontece quando não há acordo no Congresso sobre o orçamento do governo federal. Assim, inúmeras atividades são paralisadas porque não há dinheiro disponível para manter certos serviços e pagar servidores públicos.

O projeto aprovado nesta quarta é um orçamento de curto prazo. O pacote garante o pagamento retroativo e reintegra servidores demitidos desde o dia 1º de outubro, além de blindá-los de novas dispensas até janeiro.

Continua depois da publicidade

A paralisação causou impacto direto na vida das pessoas, com inúmeros voos cancelados e aeroportos operando de forma reduzida, por exemplo. Só nesta quarta, mais de 900 voos foram cancelados nos Estados Unidos.

O shutdown também causou a suspensão da divulgação de diversos indicadores econômicos dos EUA. A falta dos dados foi citada por dirigentes do Federal Reserve (Fed) como prejudicial para identificar a trajetória ideal para as taxas de juros.

A situação também trouxe desgaste político para a Casa Branca. Segundo a média de pesquisas do site RealClearPolitics, a desaprovação de Trump subiu de 53% para 54% durante o período, ampliando a diferença negativa em relação à aprovação.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Ler artigo completo