Brasileiro ex-Del Valle dá dica para Atlético-MG 'sobreviver' na altitude e lembra até perrengue da esposa

há 1 mês 10
ANUNCIE AQUI
  • Daniel Servidio

21 de out, 2025, 03:00

O Atlético-MG terá de encarar uma altitude de 2.850 metros em relação ao nível do mar nesta terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), na partida contra o Independiente del Valle, em Quito, pelo confronto de ida das semifinais da CONMEBOL Sul-Americana.

Em entrevista exclusiva à ESPN, o ex-atacante brasileiro Felipe Adão, que jogou pela equipe equatoriana em 2013, deu dicas para o time mineiro "sobreviver" ao confronto, que será disputado no estádio Banco Guayaquil.

"A altitude realmente é um incômodo, um problema. Eu cheguei um mês antes da pré-temporada para estar totalmente adaptado quando começasse, e demorou um pouco. A velocidade da bola, a própria respiração, você fica incomodado até pegar mesmo. Quando começou o campeonato eu estava bem adaptado. Foi um tempo bom, mas a altitude atrapalha um pouco", iniciou.

"Eu gosto do time do Atlético-MG para caramba, tem qualidade. Mas a questão de adaptar... Não sei como vão fazer com a logística de altitude, mas tem de ter cuidado de adaptação da velocidade da bola e jogar. O Del Valle, por característica, ataca bastante e deixa brechas na defesa. O Atlético-MG tem jogadores com poder de decidir a partida", acrescentou.

"[A possível classificação] Depende muito de como vai ser o primeiro jogo lá. Tem de segurar o resultado, por causa da altitude, e tentar decidir em casa. É ir para lá jogar, mas com cautela de não tomar gol, ou pelo menos não muitos gols, porque 1 a 0 até é reversível. Tem de ir com essa mentalidade", completou.

Esposa não "levou fé" na altitude

Para exemplificar como a altitude pode ser traiçoeira para as equipes brasileiras, Felipe Adão relembrou um "perrengue" que esposa passou no início da trajetória em Quito, capital do Equador.

"Eu cheguei antes [no país]. Quando ela chegou, falei para tomar cuidado [com a altitude], porque ela gosta de fazer exercícios. Ela foi correr. Quando eu voltei do treino, ela estava sentada com seguranças em volta, as crianças do condomínio olhando, porque ela não aguentou [os efeitos] e meio que caiu. Foi até engraçado, porque eu avisei e ela não levou muita fé", contou.

Onde assistir a Independiente del Valle x Atlético-MG?

O duelo entre Independiente del Valle e Atlético-MG, às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (21), terá transmissão ao vivo do Disney+.

Ler artigo completo