Brasileiro cria BNVD, banco de dados de CVEs em PT-BR

há 6 horas 2
ANUNCIE AQUI

O especialista carioca Juan Mathews Rebello Santos anunciou na semana passada o início de funcionamento do BNVD, o banco de dados de CVEs baseado nos registros do NVD, ou National Vulnerability Database (Banco de Dados Nacional de Vulnerabilidades). Esse é o repositório do governo dos EUA de informações sobre vulnerabilidades de segurança cibernética, que é referência para profissionais de segurança do mundo inteiro.

Leia também
Vulnerabilidade crítica no GoAnywhere explorada
Juniper corrige mais de 200 vulnerabilidades

Santos contou ao CISO Advisor que o BNVD é um banco alternativo, tal como outros que já existem, como por exemplo os do Japão (JVN iPedia) e da China (CNNVD). Segundo ele, a existência dessa alternativa favorece o público brasileiro por ser em português e estar constantemente atualizada. Além disso, o BNVD tem segundo Santos a vantagem de contar com um aplicativo móvel. Além disso, ele se torna uma alternativa para o caso de o governo dos EUA

O projeto foi iniciado por ele e mais quatro amigos mas Santos é agora o único mantenedor do projeto segundo disse ao CISO Advisor.

O Mantido pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), o NVD fornece contexto detalhado, como gravidade e impacto, para vulnerabilidades catalogadas inicialmente na lista de Vulnerabilidades e Exposições Comuns (CVE). Essas informações são usadas por profissionais de segurança para gerenciar, analisar e mitigar ameaças cibernéticas.

No entanto, em Abril deste ano houve uma ameaça de que o banco de dados pudesse pode ficar offline por falta de verbas de manutenção. Isso porque o governo dos EUA não estava estendendo o financiamento.

Ler artigo completo