Brasil registra 39 casos de intoxicação por metanol e Saúde monta sala de crise

há 1 semana 3
ANUNCIE AQUI

O Ministério da Saúde instalou nesta quarta-feira (1º) uma Sala de Situação para monitorar os crescentes casos de intoxicação por metanol no Brasil. O movimento vem após São Paulo registrar 39 ocorrências em menos de dois meses, entre casos confirmados e em investigação.

Do total, 10 casos foram confirmados e 29 continuam sob análise das autoridades sanitárias. Houve uma morte atestada por ingestão de metanol, além de cinco óbitos em investigação no estado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou a situação como inédita. “É diferente de tudo o que consta na nossa série histórica”, disse.

Normalmente, o Brasil contabiliza cerca de 20 casos de intoxicação por ano — menos da metade do que já foi registrado em São Paulo apenas entre agosto e o início de outubro.

A escalada levou o governo a reforçar a fiscalização de bares e distribuidoras, além de ampliar a rede de vigilância epidemiológica. O consumo de bebidas adulteradas com metanol pode causar cegueira, falência múltipla de órgãos e morte, mesmo em pequenas doses.

Ler artigo completo