ANUNCIE AQUI
BOSTON (EUA) – A Farm alcançou um nível de internacionalização de marca que poucas empresas conseguem: ser facilmente reconhecida na maior parte do mundo apenas pelas estampas das peças de vestuário. E o caminho para que outras empresas atinjam esse status é promissor, segundo o CEO da Farm Global, Fábio Barreto.
“Temos uma síndrome de vira-lata, mas as pessoas estão ávidas por mais Brasil no mundo, por diversos motivos”, disse ele durante sua participação no painel da Conferência MBA Brasil 2025.
Barreto avalia que o principal gargalo no Brasil está nos profissionais: “Temos uma criatividade incrível, matéria-prima não vai faltar, o que falta são pessoas que se dediquem e façam a coisa certa, para traduzir essa criatividade em algo monetizável nos Estados Unidos, Europa e Ásia, transformando tudo em negócio.”
Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!
Ele reforça que chegou a hora do povo brasileiro ser reconhecido também como executivos: “Além de sermos um povo divertido, temos tudo para fazer acontecer e conquistar esse reconhecimento.”
Alberto Cordeiro, diretor de estratégia da Natura, que mediou o painel, lembrou que “o Brasil é ativo até para quem não é brasileiro”, citando o exemplo da marca de cosméticos Sol de Janeiro, que, apesar de trabalhar a “brasilidade”, é coreana.
Um passo importante para esse tipo de reconhecimento, segundo Fernanda Romano, ex-CMO da Alpargatas e integrante do painel, é “entender o local”.
No caso da Alemanha, por exemplo, ela contou que as tiras das Havaianas não eram bem vistas. “É preciso estar atento a isso e, como a Farm, criar uma identidade, ser reconhecido. A marca é o valor que ‘descommoditiza’ e dá um significado maior”, completou.
Fábio Barreto, Fernanda Romano e Alberto Cordeiro participaram da quarta edição da Conferência MBA Brasil. Neste ano, 300 estudantes brasileiros estiveram presentes no MIT Media Lab, em Boston, nos Estados Unidos, e ouviram palestras de temas como IA, transformações do mercado, sustentabilidade, transformação digital e muito mais.
*A repórter viajou a convite da MBA Brasil

há 2 meses
21








Portuguese (BR) ·